Auditor Interno X Auditor Fiscal: qual a diferença?
Não é tudo a mesma coisa?
De jeito nenhum!
Um (o interno) cuida para que o governo gaste de forma correta e inteligente; o outro (o fiscal), arrecada os recursos por meio dos impostos e faz a administração tributária. No âmbito estadual, os dois são essenciais para que o dinheiro que você paga nos impostos seja transformado em serviços públicos e infraestrutura.
O Auditor Interno atua de maneira independente, apesar de ser um profissional admitido por concurso público. É como se ele fiscalizasse o próprio governo. Entre suas múltiplas funções, está a avaliação de riscos. Ele acompanha e orienta os gestores públicos sobre como fazer os pagamentos dentro das melhores práticas estabelecidas por órgãos de controle. O auditor interno atua para evitar que o erro aconteça. Assim, economiza quantias significativas aos cofres públicos.
O Auditor Fiscal é o profissional responsável pela arrecadação dos tributos, por sua administração e pela orientação e fiscalização dos contribuintes, além da participação direta nas políticas fiscais, como a definição de benefícios e alíquotas para os diferentes setores da economia. É por meio do trabalho deles que os governos garantem recursos para manter os serviços públicos e a infraestrutura aos cidadãos.
FIQUE SABENDO – A diferença entre o Auditor Interno e o Auditor Fiscal
