Sindiauditoria apoia medidas de fortalecimento do Controle Interno

Nos últimos dias, o Sindiauditoria se posicionou na imprensa sobre as recomendações do relatório final da CPI dos Respiradores, aprovado pelos deputados na terça-feira da semana passada. O entendimento da categoria é de que a implementação de algumas destas medidas pode aprimorar o Controle Interno.

Uma das sugestões trata da participação da Controladoria-Geral do Estado (CGE) no Grupo Gestor do Governo (GGG). Pelo crivo do GGG, passam as maiores decisões da administração estadual, especialmente no que diz respeito à autorização de gastos de maior vulto financeiro. A participação direta do Controlador-Geral do Estado neste núcleo decisório é de suma importância para a qualificação de gasto público e até mesmo para a blindagem dos gestores.

Outra recomendação da CPI é a vedação da participação de auditores internos que ocupam cargos estratégicos na Controladoria Geral do Estado em conselhos fiscais, administrativos ou consultivos da administração pública. Tal participação poderia interferir no nível de autonomia e na tomada de decisões por parte desses auditores. “O trabalho dos auditores internos precisa ser profissional e autônomo, caso contrário toda a sociedade pode voltar a pagar caro pela falta de sistemas e controle”, alerta o presidente do Sindiauditoria, Maurício Arjona.

📷 Fábio Queiroz / Agência AL

#AuditorInterno #ControleInterno #CGE #Transparência