Carta dos Auditores Internos do Poder Executivo à sociedade catarinense

Mais que irregularidades na aquisição de respiradores que seriam utilizados para salvar vidas na pandemia da Covid 19 em Santa Catarina, a CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa revelou à sociedade catarinense a importância do Controle Interno.

O trabalho dos Auditores Internos do Poder Executivo precisa ser profissional e autônomo. A decisão de não se investir no Sistema de Controle Interno custou caro aos catarinenses e, sobretudo, aos Auditores Internos. Tivemos nossa atuação primeiro cerceada, depois questionada.

Os erros, porém, também podem trazer valiosos ensinamentos. Se de um lado a CPI apontou 14 agentes públicos e privados como responsáveis por uma compra efetuada fora dos padrões e boas práticas estabelecidos pelas normas de Controle Interno, de outro tivemos importantes mudanças no comando da Controladoria-Geral do Estado, agora sob gestão de Auditores Internos do Poder Executivo aprovados em concurso público e devidamente habilitados para as funções, o que na prática fortalece o controle e é um passo importante na correta aplicação dos recursos públicos.

Que essa seja apenas a primeira lição aprendida nesse episódio triste. O Sistema de Controle Interno na administração pública estadual precisa ser fortalecido em todos os órgãos e blindado para que não sejam necessárias novas CPIs. É preciso investir verdadeiramente na prevenção e fortalecer não apenas o órgão central de controle, mas também o controle na ponta.

A credibilidade de um órgão central de sistema de controle só ocorre com sua autonomia. Esta, por sua vez, só existe quando há independência na condução dos trabalhos e adequados recursos humanos e financeiros disponíveis. Vale lembrar que o Poder Executivo de Santa Catarina tem menos de 50 Auditores Internos e que o último concurso foi realizado há 15 anos.

Apesar dos pesares, esperamos que esse episódio tenha jogado luz sobre a importância do nosso trabalho que, em essência, é agir para evitar o erro.

Diretoria do Sindiauditoria – Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina