CGE/SC completa um ano, sem motivos para comemorar

12 de junho de 2020, dia que marca o primeiro aniversário da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC). Sem motivos para comemorar, afinal a controladoria é um órgão de controle em precárias condições para exercer satisfatoriamente suas atribuições, fato relatado pelo próprio controlador-geral em sua pitoresca participação na CPI dos respiradores. Um ano se passou, os resultados (não) estão aí: é de se pensar, um aluno com o desempenho do gestor da CGE/SC certamente estaria reprovado; e um professor?

Esse problema é agravado pela existência da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG), fato apontado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assinala a Corte de Contas que “a manutenção das duas unidades administrativas vai de encontro à boa gestão pública, demonstrando-se ineficiente, em virtude do conflito nas atribuições desempenhadas”, problema já exaustivamente apontado pelos auditores internos do Estado há bastante tempo.

O TCE/SC indica que a solução está na incorporação da SIG pela CGE, iniciativa defendida pelo Sindiauditoria.Além disso, o Sindicato tem insistentemente alertado que somente uma gestão técnica na Controladoria-Geral do Estado permitirá a criação de uma nova dinâmica à execução da fiscalização e acompanhamento das despesas, transformando substancialmente para melhor e para sempre a transparência e o controle dos gastos públicos em Santa Catarina.

Chega de improvisação, chega de achismos: o comando de uma controladoria-geral é assunto para profissionais. A liderança por um Auditor Interno do Estado fará a Controladoria-Geral do Estado produzir os resultados que todos queremos.

Sindiauditoria – Controle forte, seu dinheiro bem aplicado

redes-sociais - copie.001

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s