Rodrigo Stigger Dutra participa do lançamento nacional do livro do Conaci sobre controle interno

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza promovem o XV Encontro Nacional de Controle Interno, na capital do Ceará. O evento que começou ontem (25) traz o tema “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública”. Na oportunidade, ocorreu o lançamento do livro “Sistema de Controle Interno da Administração Pública na União Européia e no Brasil” (Editora Fórum, 257p, R$69). O auditor interno do Estado Rodrigo Stigger Dutra contribuiu com essa publicação coletiva que reúne diversos autores nacionais.

“A participação nesta missão representou para mim um renascimento como auditor interno. A convivência com um time espetacular de colegas, com os quais pude aprender muito, é algo que sempre recordo. Sou muito influenciado por tudo o que vi e aprendi nesta missão, pois ao analisar a atuação de auditores internos nos países visitados entendi que a atividade de Auditoria Interna é algo muito grande e quando olha para a frente tem o poder para de fato auxiliar a transformar a realidade do setor público”, conta Dutra, que recorda sua participação a visita de estudo feita à Croácia e Bulgária, em 2016.

O livro vem apresentar ao leitor, seja este acadêmico, servidor público, ou apenas um interessado no tema, vários dados e informações que ajudam a entender o cenário atual do controle interno no Brasil. Aspectos relacionados à estruturação e ao funcionamento dos diversos órgãos incumbidos do combate à corrupção são relacionados, a fim de trazer, quantitativa e qualitativamente, uma oportunidade de reflexão da dimensão do trabalho, bem como os produtos gerados pelas ações dos órgãos integrantes do Conaci. Enfim, trata-se de uma leitura indispensável para quem deseja se aprofundar no tema controle interno no Brasil, ainda muito carente de publicações especializadas que relacionem gestão pública e controle.

WhatsApp Image 2019-09-26 at 19.58.37
Os Auditores Internos do Estado Wanderlei Pereira das Neves, Cristina Keller Sartori, Frederico da Luz, Marisa Zikan da Silva, Rodrigo Stigger Dutra e Simone Becker participam do evento em Fortaleza (Foto: Divulgação/Sindiauditoria)

Programação

Durante a abertura do Encontro Nacional, a secretária-chefe da CGM Fortaleza, Luciana Lobo, que representou o prefeito Roberto Cláudio, reforçou a importância do controle interno na Prefeitura de Fortaleza. “Ajudamos transversalmente todas as políticas públicas realizadas na Prefeitura de Fortaleza. Nós auditamos atualmente 56% de todos os gastos. Temos também a rede de controle interno da administração pública. Nos reunimos mensalmente com todos os órgãos da prefeitura para debater temas e definir diretrizes do funcionamento do tema dentro da prefeitura”, explicou.

O evento é um momento para troca de experiências com o Conaci, que exerce um papel mobilizador, ao promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas eficientes e acertivas. O órgão vem prestando apoio aos municípios brasileiros que queiram aderir ao método para exercer este controle. Uma forma de governar com clareza e transparência, oferecendo mais confiança ao cidadão, como explicou o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz. “O Conaci tem o papel de ser uma instituição de harmonização das boas práticas de controle no Brasil. É quem consegue padronizar procedimentos, difundir boas práticas e normatizar questões envolvendo a atuação do controle interno no país, fortalecendo e aperfeiçoando este controle”, disse.

O encontro nacional contou também com a presença do Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário. O órgão promove atividades relacionadas ao incremento da transparência da gestão. O ministro destacou a importância do conselho nacional para integrar os municípios brasileiros. ” O Conaci surgiu como uma instituição importante na agregação desses órgãos de controle porque nós temos quase 5.600 municípios, 26 estados e temos ainda os orgãos de controle interno que estão dentro das empresas públicas. Então, a gente vem procurando integrar e dar a nossa contribuição com o desenvolvimento de sistemas, compartilhando as ideias que estamos desenvolvendo lá e o Conaci tem sido muito importante nesse processo”, afirmou.

WhatsApp Image 2019-09-26 at 14.33.08
O auditor interno do Estado Rodrigo Stigger Dutra junto com os co-autores durante o lançamento do livro editado pela Fórum (Foto: Divulgação/Conaci)