Congresso Brasileiro de Auditoria começa nessa segunda-feira em Florianópolis com recorde de profissionais inscritos 

Nesta segunda-feira (16), Florianópolis se transformará na capital brasileira da auditoria. São esperados cerca de 900 profissionais, reunidos em torno de questões que envolvem a gestão corporativa e que impactam diretamente na competitividade de empresas públicas e privadas. Quebras de paradigmas impulsionadas pelas constantes mudanças tecnológicas, são cada vez mais frequentes nas áreas de auditoria, compliance e riscos. Tentar prever como a robótica alterará esses processos será uma das missões da 39a edição do Conbrai (Congresso Brasileiro de Auditoria Interna).

O evento, que entra para a história como o maior entre as quase 40 conferências já realizadas, terá a presença confirmada do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que apresentará dados sobre a atuação dos auditores do órgão, além de mostrar números relevantes de importantes conquistas. Sua palestra acontecerá na manha da terça-feira (17).

O Conbrai também será palco de apresentações de alguns dos mais respeitados auditores do mundo, como o americano Larry Harryton, um dos pioneiros na aplicação da inteligência artificial no ambiente da auditoria. Expert em cibersecurity, ele é considerado um dos maiores especialistas em defesas de mercados governamentais, por sua atuação de anos como executivo chefe de auditoria da Raytheon Company. A empresa americana atua na área de armamentos e equipamentos eletrônicos para uso militar e comercial e é a maior produtora mundial de mísseis guiados.

Outro keynote speaker muito aguardado é Robert Hirth, referência global em controles internos. O americano presidiu, entre 2013 e 2018, o COSO – Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – ou Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway. Trata-se de uma entidade criada em 1985, nos Estados Unidos, cuja missão é desenhar e estabelecer procedimentos capazes de prevenirem e mitigarem fraudes dentro de corporações. É tido como o principal ‘norte’ para a questão de controles internos no ambiente corporativo.

Completa a lista de ícones internacionais, o professor Miklos Vasarhelyi, da universidade de New Jersey. Inventor do conceito de auditoria contínua, o docente é um dos líderes mundiais em pesquisas sobre novas tecnologias no ambiente contábil. Sua apresentação no dia 16 será focada em mostrar projeções de como a Inteligência Artificial irá afetar cada vez mais a rotina de auditores em organizações públicas e privadas. Ele também comentará sobre uma de suas principais bandeiras: a contabilidade social.

Para Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, entidade promotora do Conbrai 2019, a carreira no país tem mostrado força e valorização, em um momento em que a economia começa a dar sinais de recuperação, gerando otimismo para que empresas ampliem seus investimentos. “A conquista de um recorde, com quase mil profissionais reunidos em Florianópolis, é motivo de celebração e sinal claro de que as organizações estão investindo em auditoria e compliance. Elas compreendem a essencialidade destas áreas para a competitividade de seus negócios. Não há crescimento sem o fortalecimento da gestão, de controles e da ética corporativa”, ressalta.

Visões plurais

Estão previstos três importantes painéis de debates que reunirão experts de empresas como Bradesco, B3, PWC Brasil, Deloitte, ICTS, Protiviti e Brookfield, além de entidades como o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e de organismos como o Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os temas, entrarão em pauta o perfil da nova geração de auditores; tecnologia e inovação, e ainda, um questionamento sobre o pragmatismo de profissionais diante de ferramentas como robótica e inteligência artificial.

Um overview sobre a corrupção corporativa na América Latina estarão nos holofotes das plenária comandadas por Paulo Gomes do IIA Brasil e por Jorge Badillo, Presidente da Fundação Latino-americana de Auditoria Interna. O evento contará também com a participação de Gil Giardelli, professor global de MBA e colunista da Band News, abordando questão da economia gerada pela inteligência artificial. Mais informações sobre o Conbrai e a grade completa do congresso estão em: iiabrasil.org.br/conbrai

Com a participação do Ministro da CGU, Wagner Rosário e de alguns dos nomes mais respeitados da auditoria global, o Conbrai 2019 terá como tema central a ‘Vanguarda Tecnológica’. O combate a fraudes corporativas por meio do uso de Inteligência Artificial e a aplicação da Auditoria 4.0 estarão nos holofotes de calorosos debates, em mais de 30 apresentações
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s