André Rezende participa do Encontro IBGC sobre Governança das Estatais

Com o advento da Lei das Estatais tornou-se obrigatória a atuação dos órgãos centrais de Controle Interno de cada ente federado. Em Santa Catarina, a recém criada Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC) atua na fiscalização da implantação das inovações de governança nas estatais catarinenses. O Auditor Interno André Rezende, um dos responsáveis pelo núcleo que inspeciona no Estado a implantação da Lei n. 13.303/2016, participa nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, do Encontro Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) sobre “Governança das Estatais”.

O evento é resultado da parceria entre IBGC, MP/RJ e CGE/RJ. Durante a programação, os palestrantes examinam as características de estatais listadas e não listadas, refletindo sobre os desafios da aplicação das regras contidas no texto da lei. Como contexto, estará uma reflexão sobre a atuação dos órgãos de controle externos.

Na ocasião, será apresentada também a Pesquisa Governança Corporativa em Empresas Listadas no Brasil. O documento apresenta uma análise das explicações oferecidas pelas companhias no primeiro ano de vigência dos Informes (ICVM-586) sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. O estudo traz as percepções de investidores institucionais sobre o primeiro ano do “Pratique ou Explique” no Brasil e algumas sugestões sobre pontos que as companhias deveriam evitar nas explicações para as práticas recomendadas.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 14.02.51
O intuito da CGE/SC é realizar, também em parceria com o IBGC, um encontro semelhante para abordar as características e desafios de Santa Catarina (Foto: Divulgação/Sindiauditoria)