Conaci e Banco Mundial buscam aprimorar parceria já existente

Os representantes do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno) e do Banco Mundial (BIRD) reuniram-se em Brasília, na última semana, a fim de traçar objetivos e estratégias de atuação para os próximos dois anos, além de aprimorar as atividades já existentes no âmbito da parceria entre as instituições. “O suporte dado pelo Conaci e pelo Banco Mundial, com a realização de missões internacionais, permitiu a evolução dos membros na atuação de suas auditorias internas com a adição das melhores práticas internacionais. Um exemplo é a adoção do IA-CM em Santa Catarina como ferramenta para aumentar a efetividade de suas ações”, explica o auditor interno do Estado Rodrigo Dutra que participou da reunião ao lado dos auditores internos Frederico da Luz e Marisa Zikan.

Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados ao fortalecimento dos controles internos, a visão e os principais resultados alcançados pelos estados e municípios que receberam os seminários, o panorama da implementação do IA-CM nos órgãos membros do Conaci, entre outras pautas. “A reunião é fundamental para que haja um alinhamento de expectativas, tanto do Banco Mundial como do CONACI, no direcionamento das ações da parceria, em especial em face da recente aprovação do nosso planejamento estratégico. Nesse particular, é importante que os recursos disponibilizados pelo Banco sejam vertidos para projetos aderentes aos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico”, comenta o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz.

As expectativas do Banco Mundial são relacionadas ao aumento do nível de adesão dos órgãos às melhores práticas internacionais relacionadas ao controle e à auditoria interna governamental, dentre elas o IA-CM. A especialista sênior em gestão financeira do BIRD, Susana Amaral, afirma que o Conaci é a única entidade capaz de fomentar essas adesões. “O Conaci é o órgão que pode garantir essa harmonização em termos de qualidade, eficiência, resultados e procedimentos, relacionado ao Controle Interno. Essa garantia é fundamental para o desenvolvimento do país”, reforça ela.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 18.07.12
Para o auditor interno do Estado Frederico da Luz (centro), a participação efetiva de SC é fundamental para o aperfeiçoamento dos trabalhos de auditora interna e tem reflexo direto no aprimoramento da gestão pública (Foto: Divulgação/Conaci)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s