DIAG promove visitas às Unidades de Controle Interno

A Diretoria de Auditoria Geral (DIAG) deu início ao calendário de visitas às Unidades de Controle Interno (UCIs) distribuídas em todos os órgãos da administração pública estadual. O objetivo é realizar um diagnóstico, orientar e fomentar a atuação do controle interno no Poder Executivo catarinense.

Além das UCIs, a visita, realizada pelas auditoras internas do Poder Executivo Josane Mara Maciel e Inês Marina de Souza, contempla reunião com os dirigentes máximos dos órgãos e entidades com o objetivo de sensibilizar e orientar quanto à importância de um sistema de controle interno eficiente.

Já foram realizadas reuniões com a Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) e a Secretaria de Estado da Administração (SEA) e serão visitadas todas as unidades setoriais e seccionais de controle interno em sequência.

Este trabalho faz parte de um plano de fortalecimento do controle interno, que está sendo desenvolvido pela DIAG, com vistas a fornecer o suporte necessário ao adequado funcionamento das UCIs em cada órgão. “É um passo importante e necessário para a melhoria da regulamentação dos processos de trabalho, dos procedimentos e das competências formais do sistema de controle interno que estamos planejando executar”, destaca a gerente da área, Marisa Zikan.

visitas-uci
As auditoras internas do Poder Executivo Josane Mara Maciel e Inês Marina de Souza e a equipe da Secretaria de Estado da Administração

ATRIBUIÇÕES – A Auditoria Geral é núcleo técnico do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina. Entre as suas atribuições estão o planejamento, coordernação, orientação e implementação de atividades relacionadas aos controles internos nos órgãos e entidades da administração pública estadual, além da proposição de normas para a padronização, racionalização e controle das ações de controle interno. Atualmente a organização e competências das UCIs estão dispostas nos Decretos nº 2.056/2009 e nº 1.670/2013.

visita-UCI2
Para  a gerente da área, Marisa Zikan (azul), a iniciativa é importante para melhorar os processos de trabalho, dentro de um planejamento estadual