Dia do Auditor Interno: o cidadão tem um aliado ðŸ”ŽðŸ“ŠðŸ’»

Hoje, 20 de novembro, comemoramos o Dia do Auditor Interno, um profissional que nem sempre aparece em destaque entre as carreiras da Administração Pública, mas que merece todo o reconhecimento, por uma razão simples: são os olhos do cidadão sobre o gasto público. Esse servidor é um importante aliado na árdua tarefa de combater a corrupção, mesmo que essa (difícil) missão seja um compromisso de todos, enquanto sociedade.

Uma pequena equipe, com pouco mais de 60 auditores internos são os responsáveis pela fiscalização da aplicação da despesa e realização dos gastos públicos de todo o Estado. Só no último ano, o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria de Estado da Fazenda gerou uma economia direta de mais de R$ 20 milhões, entre retornos financeiros viabilizados, desembolsos evitados e créditos a ressarcir. Além do auxílio na melhora dos processos de gestão.

Outro trabalho de destaque dos auditores internos é a transparência dada aos recursos transferidos voluntariamente pelo Estado. Santa Catarina é o único Estado da federação a disponibilizar os dados em nível de detalhamento bem superior ao exigido pela Lei de Acesso a Informação. Qualquer cidadão pode ter o conhecimento das informações por meio do Portal SCtransferências (www.sctransferencias.sc.gov.br).

O controle interno dos órgãos e entidades do Estado e o controle social, exercido pelo cidadão, podem e precisam andar de mãos dadas. Você na qualidade de cidadão pode ajudar a combater a corrupção e o desperdício do dinheiro público.

gif-PSD