Brasil receberá elite da auditoria mundial

O maior evento de auditoria já realizado no Brasil já tem data definida. Entre os dias 21 e 24 de outubro, a paranaense Foz do Iguaçu se transformará na capital da ética do País, ao sediar a 23a edição do Clai (Congresso Latino-americano de Auditoria Interna). A expectativa é reunir mais de mil profissionais em torno de temas como gestão, combate a fraudes e corrupção corporativa, e transparência de organizações públicas e privadas.

São esperados alguns dos mais respeitados auditores do planeta como Richard Chambers, presidente do The IIA – Institute of Internal Auditors – a principal instituição da carreira no mundo, com 190 mil associados. Também virá ao Brasil, Paul Sobel, ex-presidente do The IIA, Jonathan Calvert, editor de investigações do jornal The Sunday Times e o executivo japonês Naohiro Mouri, próximo presidente do The IIA.

Serão mais de 30 painéis que destacarão questões envolvendo Lava Jato, Lei Anticorrupção, compliance, auditoria governamental, prevenção a fraudes, Data Analytics e auditoria de TI. Também estão previstas realizações de debates inéditos com a presença de gestores de corporações internacionais.

De acordo com Braselino Assunção, diretor geral do IIA Brasil (Instituto dos Auditores Internos do Brasil), uma das entidades promotoras do Clai, a realização do congresso no país é aguardada com enorme expectativa por importantes gestores de organizações internacionais, curiosos em entender, com mais detalhes, o processo histórico de combate à corrupção que vem sendo realizado no país. “Os auditores estão nos holofotes dos grandes acontecimentos. São eles os guardiões da ética e governança corporativa e a melhora dos níveis de transparência e confiabilidade de uma organização, passa, efetivamente, pelo crivo desses profissionais”, comenta Assunção.

Ao longo dos próximos meses, o IIA Brasil divulgará detalhes dos principais painéis e sobre a participação dos Keynote Speakers que comandarão apresentações para centenas de auditores. As inscrições para o congresso já estão liberadas e podem ser realizadas por meio do site: claiflai.org.

waterfall-2301249_1920
Foz do Iguaçu reunirá algumas das principais estrelas da auditoria global durante os quatro dias do Congresso Lationo-americano de Auditoria Interna

CLAI – 23º Congresso Latino-americano de Auditoria Interna

Quando: 21 a 24 de outubro