Auditor Interno da DIAG participa de missão na Indonésia com o Conaci

A delegação do Conaci começou as atividades da sua visita técnica à Indonésia, nesta segunda-feira (23), com um encontro na Auditoria Interna do Governo Nacional (BPKP). O auditor interno do Poder Executivo, Rodrigo Strigger Dutra, faz parte do grupo que está visitando o país nesses dias para conhecer os avanços realizados no setor. A agenda deste primeiro dia foi com o presidente da BPKP, Ardan Adiperdana, o secretário Dadang Kurnia e a representante do Banco Mundial na Indonésia, Novira Asra.

Durante o encontro, Adiperdana ressaltou a importância de compartilhar as informações e que governo indonésio prioriza o desenvolvimento do IA-CM (Implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) com o objetivo de auxiliar os gestores na implementação das políticas públicas. Eles consideram o accountability e a transparência como pilares da boa governança. Após a abertura, os brasileiros foram presenteados com um placa com a seguinte mensagem “Membangun Good Governance, Mewujudkan Clean Goverment” – Construir Boa Governança, Perceber Governo Limpo.

Além do representante catarinense, a delegação é composta por membros da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) e do CONACI. Em nome de todos, a controladora-geral adjunta da CGDF, Liane Vasconcelos de Araújo Angoti, agradeceu a receptividade e enfatizou a importância da missão técnica de conhecer uma experiência bem sucedida no avanço das boas práticas de gestão para órgãos de auditoria interna de acordo com o IA-CM.

Entre os pontos importantes desse encontro, a delegação brasileira destaca a importância da disciplina e da organização, além de uma base normativa sólida que estabeleceu as diretrizes e ferramentas para o avanço da capacidade institucional da auditoria interna do Governo da Indonésia, aliado a um planejamento de longo prazo.

DbcG4l6UQAAID5I
Encontro com a equipe do BPKB e representante do Banco Mundial na sede

Programação

A primeira apresentação abordou o tema “A Capacidade das Unidades de Auditoria Interna do Governo da Indonésia”, ministrada pelo chefe da Agência de Supervisão de Finanças e Desenvolvimento, Adi Gemawan. O enfoque foi dado aos esforços para melhorar a efetividade da auditoria interna no setor público. O diretriz nacional é que 85% das 627 unidades de auditoria interna que adotam o IA-CM atinjam o nível 3 em 2019, sendo que em abril de 2018, 20% das unidades já alcançaram esta meta.

Em seguida, a apresentação realizada por Bea Rejeki Tirtadewi tratou sobre o “Sistema de Controle Interno do Governo da Indonésia” et demonstrou a importância do avanço em maturidade em controle interno para prover segurança razoável do atingimento dos objetivos organizacionais.

Na última apresentação do dia, o chefe da Área de Políticas, Leis, Pessoas e Desenvolvimento, Ernadhi Sudarmanto, falou sobre o “Desenvolvimento Profissional do Auditor Interno Governamental”. Entre outras coisas, ele apresentou os aspectos que considera fundamentais para a atuação do auditor interno, tais como: treinamentos, certificação, plano de carreira, avaliação de desempenho, entre outros.

DbcGtBIU8AAr3eO
Primeiro secretário, Dadang Kurnia, recebe os brasileiros para dar boas vindas
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s