“A área governamental é extremamente importante para o IIA Brasil”

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA-Brasil) organizou o Conbrai (Congresso Brasileiro de Auditoria Interna) nos dias 26 a 29 de novembro, no Rio de Janeiro. O blog do Sindiauditoria conversou com Antônio Edson Maciel, diretor da instituição, para fazer um balanço desta 38a edição. Entre as novidades, ele conta que no próximo ano o Brasil recebe o Congresso Latino Americano da Auditores Internos.

SINDIAUDITORIA – Como o IIA Brasil avalia o Conbrai 2018? Expectativas superadas?

Antônio Edson Maciel – O Conbrai 2017 foi mais um sucesso. Em 2016 em SP, também já havíamos batido diversos recordes. Esse ano no Rio de Janeiro superamos as expectativas de público, com quase 800 participantes, cotas de patrocínio e uma larga cobertura da imprensa.

SINDIAUDITORIA – Qual o ponto de destaque da programação?

Antônio Edson Maciel – Tivemos diversos pontos de destaques, entre eles os painéis de debate com profissionais expoentes no mercado, palestrantes renomados, bem como o lançamento do novo COSO e a divulgação da nova versão do IPPF, que é a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, traduzido do IIA Global.

SINDIAUDITORIA – A presença de grandes nomes nacionais foi importante?

Antônio Edson Maciel – Certamente, grandes nomes atraem público e também a imprensa. Cabe destacar que o Conbrai conquistou muita credibilidade, atraindo diversos palestrantes do setor público e privado. Atualmente nosso desafio está no conflito de agendas de grandes nomes, mas não eu recusas para palestrar. Isso graças ao trabalho profissional que a Diretoria Executiva, Conselho de Administração e parceiros do IIA vem fazendo, há várias gestões.

conbrai
O Conbrai se consolidou como o maior evento de auditoria interna do País

SINDIAUDITORIA – A auditoria governamental vem ganhando espaço nas últimas edições. O IIA Brasil entende que essa área é importante para o público do evento?

Antônio Edson Maciel – A área governamental é extremamente importante para o IIA Brasil. Praticamente 50% dos nossos associados são da área governamental. Existe um interesse muito grande da área governamental em melhorar ainda mais a qualificação de seus profissionais e cabe ao IIA acolher e incentivar essas iniciativas, tanto do setor publico como também do privado. Vale destacar que nossa diretoria e conselho também é composta por profissionais da área governamental.

SINDIAUDITORIA – Para o próximo ano, teremos novidades para o público?

Antônio Edson Maciel – Para o próximo ano não teremos o Conbrai, mas sim o CLAI que é o Congresso Latino Americano da Auditores Internos, que orgulhosamente será realizado em Foz do Iguaçu (PR) em outubro. O IIA Brasil orgulhosamente sediará esse grande evento, com participantes de toda a America Latina. Esperamos mais de 1300 pessoas. Esse ano o CLAI foi em Buenos Aires, na Argentina, onde estive presente, pois faço parte da comissão organizadora do CLAI. Saímos de la com o compromisso de bater mais recordes. Cabe salientar que Brasil sediou o CLAI em 2010 no Rio de Janeiro. Contaremos com destaques nacionais e internacionais e uma extensa grade de palestras e grandes notáveis do setor público e privado.

conbrai2
No próximo ano, o IIA-Brasil organiza o Congresso Latino Americano da Auditores Internos