Auditores Internos recebem identificação oficial para atuar com mais autonomia

Uma cerimônia privada, na tarde da última sexta-feira (8), marcou a entrega das carteiras de Auditores Internos do Poder Executivo aos servidores que ocupam este cargo na Diretoria de Auditoria Geral (DIAG). O ato contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Renato Lacerda. «Precisamos fortalecer a auditoria interna para termos uma gestão pública focada na eficiência dos gastos », destaca ele.

Para o diretor de Auditoria Geral, Augusto Piazza, além de toda questão simbólica, as carteiras representam uma questão prática. «Os documentos serão utilizados nas inspeções e visitas externas que os auditores internos realizam», explica, ao recordar que faz parte da atuação desses profissionais visitar os órgãos e as instituições do Governo do Estado, assim que alguns órgãos externos.

Neste sentido, o presidente do Sindiauditoria, Clóvis Squio, recorda que no exercício da função de auditor interno, muitas vezes, é preciso solicitar documentos oficiais. « A lei prevê, no entanto, que para isto, é preciso confirmar a entidade funcional. A carteira facilitará bastante este processo a partir de agora », completa

IMG_0111
A identificação permitirá mais autonomia para o trabalho realizado pela equipe de auditores internos da DIAG (Foto: Cléia Schmitz/SEF)

O cargo de Auditor Interno

Esses servidores, aprovados por concurso público, possuem uma formação superior nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito ou Economia. Juntos eles formam uma equipe multidisciplinar, capacitada para orientar sobre como utilizar os mecanismos de controle interno para efetivar as políticas públicas tão importantes para o desenvolvimento econômico e social dos catarinenses.

São diversos projetos e atividades coordenados pelos auditores internos que, dentro das estruturas do Governo do Estado, procuram antecipar as irregularidades para evitar um estrago maior nos cofres públicos. Para citar um número, entre desembolsos evitados e créditos à ressarcir, a equipe da DIAG da Secretaria de Estado da Fazenda gerou, só em 2016, uma economia direta de mais de R$ 18 milhões. Valor que pode ser realocado em áreas importantes como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

IMG_0006
O diretor de Auditora Interna, Augusto Piazza, e o secretário da Fazenda, Renato Lacerda, fizeram a entrega nominal aos servidores (Foto: Cléia Schmitz/SEF)

Entrega solene

Piazza, Squio e a assessora da DIAG Marisa Zikan receberam as carteiras funcionais no dia 24 de novembro, das mãos do governador Raimundo Colombo. O ato marcou as comemorações alusivas ao Dia do Auditor Interno e foi realizado na sequência da palestra do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na FIESC.

37903041164_f36264820b_z
O presidente do Sindiauditoria, Clóvis Squio, a auditora interna Marisa Zikan e o diretor da DIAG, Augusto Piazza, receberam o documento das mãos do governador Raimundo Colombo (Foto: Fiesc/Divulgação)