Instituto dos Auditores Internos do Brasil oficializa apoio à operação Lava Jato

O país não pode mais tolerar a corrupção corporativa. É esta a mensagem de engajamento que o IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil – o quinto maior organismo da carreira no mundo, pretende passar a auditores de todo o país, ao anunciar o apoio oficial e irrestrito à operação Lava Jato e ao trabalho do Ministério Público Federal.

O comunicado foi feito na manha desta terça-feira, 28 de novembro, pelo diretor geral do IIA Brasil, Braselino Assunção, durante a coletiva de imprensa concedida pelo Procurador da República, Deltan Dallagnol, após sua palestra a centenas de auditores internos presentes na 38a edição do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. O evento acontece até quarta-feira (29), no Rio de Janeiro.

A direção do IIA Brasil lamenta a descaracterização feita pelo Congresso Nacional, sobre a proposta com as 10 Medidas Contra a Corrupção, sugerida há dois anos pelo Ministério Público Federal, que alcançou quase dois milhões de assinaturas. O Instituto dos Auditores Internos do Brasil também repudia com veemência toda e qualquer forma de intimidação realizada para prejudicar o andamento das investigações que envolvam fraudes e crimes de corrupção, em organizações públicas e privadas.

A entidade usará todos os seus canais de comunicação para convocar os milhares de auditores internos em atuação no país, em uma corrente que una esses profissionais em prol de um país mais ético, e para que todos apoiem o trabalho do Ministério Público Federal, encorajando e fortalecendo as investigações da operação Lava Jato.

O IIA Brasil ressalta a importância essencial das colaborações premiadas e dos acordos de leniência realizados com empresas dos mais diferentes setores da sociedade. O Instituto entende que o uso desses instrumentos é fundamental para descobrir desvios de conduta e imensos esquemas de corrupção, muitas vezes liderados por gestores e agentes da alta administração de corporações.

O recorde de participação, com mais de 800 profissionais, no maior congresso de auditoria já realizado no país é prova irrefutável da importância e valorização do auditor interno no cenário nacional. São guardiões da boa governança e da gestão de empresas, atores cruciais que além de eficientes, necessitam ser idôneos, resistente às tentações de um cenário voraz, que sempre teve como tônica a impunidade e o infortúnio do chamado jeitinho brasileiro.

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil tem convicção que o trabalho do Ministério Público Federal, com a operação Lava Jato, já mudou o país. Colocou-o nos trilhos de um longo e árduo caminho de combate à corrupção, sem volta. A entidade assume sua responsabilidade como disseminadora de valores éticos e das melhores práticas de conduta profissional. Tem a obrigação de apoiar toda e qualquer ação em prol de uma transformação real na conduta e nos processos das organizações privadas e públicas do país.

Procurador da República Deltan Dallagnol crédito Fábio Januzzi 3_preview
A palestra do procurador da República, Deltan Dallagnol, ocorreu nesta nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro (Foto: IIA-Brasil/Divulgação)