Parabéns auditor interno !

Por Clóvis Squio

Depois de assistir ao noticiário ou de ler algumas páginas de jornal, a gente pode se perguntar: como fazer para que os recursos públicos sejam aplicados de forma séria, correta e transparente? Como evitar o desperdício e a corrupção? Mesmo que todas essas questões sejam relevantes, e até indispensáveis nos dias de hoje, o que muitos de nós desconhecem é o papel desempenhado por uma figura chave da administração pública atual: o auditor interno.

Por mais que ainda não seja conhecido, esse profissional desenvolve um trabalho essencial que impacta diretamente na vida dos cidadãos. No Poder Executivo catarinense, uma equipe de 60 auditores internos se dedica diariamente para aprimorar os mecanismos de controle do gasto público e também para orientar os gestores sobre como trabalhar em conformidade com a legislação. Só em 2016, para citar um exemplo, esses servidores conseguiram uma economia direta de mais de R$ 18 milhões, entre desembolsos evitados pelo Governo do Estado e créditos ressarcidos ao Tesouro estadual.

Acredito que uma das razões pela qual esse trabalho segue desconhecido pela população é histórica. A primeira previsão de Controle Interno na Constituição da República foi feita apenas em 1967, ou seja, fazem somente 50 anos. De lá para cá, a função de controle interno na Administração Pública foi sendo sedimentada e vem se tornando uma importante ferramenta, não apenas para prevenir de desperdícios ou fraudes, mas principalmente para aprimorar ações e agregar valor à atuação estatal.

Por isso, este Dia do Auditor Interno, que comemoramos hoje em todo País, serve não apenas para ressaltar a figura deste profissional, mas também para nos indicar que, se queremos melhorar a administração pública brasileira, precisamos aprofundar ainda mais as estruturas de controle das nossas instituições e investir no fortalecimento desta carreira. Evitar o gasto inadequado, prevenir os erros, munir os gestores com informações qualificadas para uma tomada de decisão acertada será sempre o caminho mais curto para atingirmos a tão sonhada gestão eficiente.

presidente (10)
Clóvis Squio atua como auditor interno do Poder Executivo e é presidente do Sindiauditoria