6 dicas para prevenir o câncer de mama

Mais um mês de outubro começa e com ele a campanha de prevenção ao câncer de mama. Atento a necessidade do cuidado à saúde, todos os anos, o Sindiauditoria prepara uma material de orientação. Este ano, temos seis dicas para você se informar e saber como se prevenir da doença*.

Sans titre-1

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Ou seja, das 14.388 mortes registradas em 2013, 181 são homens de homens e 14.206 são de mulheres.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença. A recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

Acompanhe a programação da AMUCC para Florianópolis e região:

AMUCC

*Com informações do INCA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s