Membros do Conaci elegem nova diretoria para o biênio 2018/2019

Durante a realização da 24ª Reunião Técnica do Conaci, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (6), em Manaus, os 29 membros presentes elegeram a nova diretoria da entidade para a gestão do biênio 2018-2019: Álvaro Fakredin (Cage-RS), presidente; Eugênio Ricas (Secont-ES), primeiro vice-presidente; e Flávio Jucá (CGE-CE), segundo vice-presidente.

diretoria-conaci
A nova diretoria do Conaci eleita para a gestão do biênio 2018-2019 (Foto: Conaci/Divulgação)

Para Fakredin, a eleição foi o coroamento de uma trajetória que começou com seu avô e seu pai, ambos da área de contabilidade e da qual ele deu continuidade. “Este foi um dia muito importante para mim e consolida minha história, que começou aos meus 13 anos, quando iniciei nos estudos como técnico de contabilidade, sendo que desde os 20 anos trabalho com auditoria, já tendo passado todos os postos em minha organização. Por isso, encaro essa eleição com grande alegria e muita satisfação e agradeço a todos pela confiança”, ressaltou.

Na ocasião, os representantes de Estados e capitais deliberaram ainda sobre outros assuntos administrativos e discutiram pautas técnicas relacionadas ao controle interno, dentre elas a alteração do estatuto da entidade, que está em construção, e que traz como novidade a possibilidade da inclusão de membros dos poderes Judiciário e Legislativo como associados, sem direito a voto, mas com direito a voz e participação ativa em projetos, grupos de trabalho entre outras atividades.

Também foi aprovada a continuidade da participação do Conaci nas missões internacionais do Banco Mundial, inclusive com a deliberação positiva para o próximo evento, que acontece no final do mês no Uzbequistão. A próxima Reunião Técnica do Conaci será realizada em São Paulo, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Avaliação dos catarinenses

De Santa Catarina, três auditores internos do Poder Executivo participam do Encontro Nacional do Controle Interno e da Reunião Técnica do Conselho. Confira a opinião deles sobre esses três dias de evento na capital do Amazonas:

rodrigo

“O encontro foi muito positivo, com a tradicional troca de experiências que enriquece nossa atividade. Como exemplo, gostaria de citar o caso apresentado pelo Estado do Amazonas que realizou uma pesquisa para retratar o perfil do brasileiro que busca informação junto aos estados para compreender melhor suas necessidades”, Rodrigo Stigger Dutra

frederico

“Um dos principais pontos da pauta foi a eleição da nova diretoria para a gestão 2018-2019. O Conaci serve para potencializar o compartilhamento de boas práticas de controle interno entre os entes participantes alavancando ainda mais a efetividade dos resultados dos trabalhos de controle interno”, Frederico da Luz

marisa“O encontro trouxe temas atuais e pertinentes, dos quais destaco o uso de tecnologia da informação para o combate à corrupção e como fomento ao controle social. Importante a nossa participação para estamos atualizados com as diversas mudanças na atuação do controle interno e da auditoria interna”, Marisa Zikan

Sobre o Conaci

Atualmente, a instituição é composta 49 membros, representantes de secretarias de controle interno, auditorias gerais e ouvidorias gerais de 27 estados, Distrito Federal, União e 19 capitais. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Faz parte de suas atividades a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse dos órgãos de controle interno, a coordenação e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

Com informações de Ane Ramaldes/ASCOM/Conaci