ENTREVISTA: Evolução do mercado de auditoria interna no Brasil

O blog do Sindiauditoria conversou com o diretor de Normas e Certificações do IIA Brasil, Fábio Pimpão, sobre a valorização da carreira de auditor interno e avanços do mercado nacional. Segundo dados recentes divulgados pela instituição, se compararmos o número de profissionais da área que possuem alguma certificação, o País ainda engatinha. Dos auditores internos associados ao IIA Norte América (EUA, Canadá e Caribe), por exemplo, 90% possuem algum tipo de certificação, contra apenas 13% dos brasileiros.

SINDIAUDITORIA – Como o mercado de auditoria interna no Brasil tem evoluído nos últimos anos?

Fábio Pimpão – De fato, tem ocorrido um crescimento nos últimos anos e o auditor interno está blindado contra crise atual. Para citar um exemplo, na região de Curitiba, há 10 anos atrás apenas cinco empresas possuíam áreas de auditoria in- terna. Hoje, falamos de cerca de 50 companhias, o que representa uma média de 500 profissionais em atuação. Muitas empresas que não investiam perceberam agora que as áreas de governança corporativa precisam ser mais robustas. `

SINDIAUDITORIA – Ao que podemos atribuir esse aumento no número de profissionais certificados e em busca de certificações?

Fábio Pimpão – O mercado está compreendendo que é preciso não somente ampliar as áreas de auditoria interna, com contratações, mas que, acima de tudo, esses profissionais sejam extremamente qualificados e que gerem os resultados esperados, que são valiosíssimos para a companhia. Há 10 anos eram apenas 50 profissionais que possuíam certificações, hoje temos 500 e deveremos ser 700 até 2019. Ano passado, das certificações internacionais do IIA Global (The Institute of Internal Auditors), emitidas pelo IIA Brasil, quase 300 profissionais obtiveram os selos, o que representa um crescimento de 86% com relação a 2015. Este ano, a expectativa também é positiva, com crescimento na casa de dois dígitos. Algo entre 10 a 15%. São certificações internacionais dificílimas de alcançar, que em geral demandam dos candidatos entre um e três anos para obtenção, mas que são as mais renomadas e admiradas na auditoria interna global. Outros dados relevantes sobre novos profissionais com certificações internacionais do IIA, mostram que o comparativo de crescimento entre o primeiro semestre de 2016 e os cinco primeiros meses de 2017 já é de 47%. O número deverá ser ainda maior após o en- cerramento de junho. De fato, o mercado percebeu que essas qualificações são fundamentais para que eles atinjam o padrão de excelência que almejam, contudo ainda há muito que caminhar.

SINDIAUDITORIA – Quais as iniciativas do IIA-Brasil para valorizar a categoria?

Fábio Pimpão – São várias. Desde traduções de pesquisas globais, do novo IPPF – Estruturas Internacionais de Práticas Profissionais (em inglês) –, até de guias suplementares e artigos de executivos renomados. São ações que auxiliam na atualização do auditor interno. Também estamos com campanhas de incentivo a certificação, descontos no Gleim (cursos preparatórios para obtenção dos certifica- dos) e estamos estudando ampliar o número de seminários em diversas cidades pelo Brasil. Além disso, queremos ampliar a exposição na imprensa brasileira para falar sobre a importância da profissão no combate à corrupção, participando de entrevistas e esclarecimentos que contribuam como utilidade pública.

Fábio Pimpão_Diretor de normas e certificações_IIA Brasil (2)
O diretor de Normas e Certificações do IIA Brasil, Fábio Pimpão, conversa com o Sindiauditoria sobre a valorização da carreira de auditor interno e avanços do mercado nacional (Foto: IIA-Brasil/Divulgação)