Auditores internos de SC participam de evento sobre Contratação e Gestão Pública

Sob a coordenação científica de Jorge Ulisses Jacoby Fernandes e Fabrício Motta, a 15ª edição do Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública reuniu em Brasília diversos profissionais atuantes no setor público, ministros e renomados especialistas. Da Diretoria de Auditoria Geral (Diag), os auditores internos do Poder Executivo Eduardo Bittencourt, Isadora Casteli, Josane Maciel e Ricardo Peixoto Filho participaram do evento e relatam sua experiência.

A conferência de abertura foi com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, que discorreu sobre a interpretação holística dos princípios que regem a Administração Pública. Em seguida, durante os dias 1 e 2 de junho, a programação contou com debates sobre novidades da legislação, doutrina e jurisprudência da contratação pública. Os temas foram desde o planejamento orçamentário e políticas públicas até o combate à corrupção em licitações.

O fórum foi uma oportunidade para os profissionais envolvidos nos processos de compras e negociações com o setor público se atualizarem sobre as novidades das leis e possam executar os trabalhos dentro da legalidade. “O fórum nos permitiu atualizar conceitos e rever práticas administrativas com objetivo de implementação de boas práticas nas contratações públicas”, ressalta o auditor interno Eduardo Bittencourt.

A auditora interna Isadora Castelli destaca ainda a importância da mudança cultural e de padrões éticos, associados a um conjunto de boas práticas e a uma nova legislação de licitações e contratos. “Com ela se valoriza o planejamento da licitação, a necessidade de padronização, o registro de preços e a intenção de registro de preços, assim como a possibilidade do ‘diálogo competitivo’”, explica. Segundo ela, com as inovações trazidas pela Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016), recomenda-se como boa prática a adoção de matriz de risco para os contratos em geral também pela Administração Direta, a partir de determinado grau de relevância e materialidade.

WhatsApp Image 2017-06-02 at 23.18.23
A equipe de auditores internos participou do evento em Brasília nos dias 1 e 2 de junho
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s