Sindiauditoria defende mudanças no texto da Reforma Previdenciária

Representando o Sindiauditoria, as auditoras internas do Poder Executivo Clarice Taffarel e Alcione Teresa Costa participaram das atividades do movimento Ocupa Brasília, em protesto a atual Reforma Previdenciária. Outras entidades representativas de servidores públicos das demais esferas de governo também foram à Capital federal, entre os dias 24 e 25, para sensibilizar os parlamentares federais sobre a necessidade de aperfeiçoar o texto que tramita na Câmara dos Deputados, por meio da Proposta de Emenda Constitucional nº 287/2016.

O grupo visitou o gabinete dos deputados catarinenses Carmen Zanotto (PPS), João Paulo Karam Kleinübing (PSD), Geovania de Sá (PSDB) e Edson Bez de Oliveira (PMDB). Na conversa, os servidores reforçaram a posição de que se o texto original da PEC já trouxe grandes impactos nos critérios de acesso à aposentadoria e respectiva forma de cálculo dos benefícios, com o texto substitutivo (PEC 287-A) a situação ficou ainda mais grave e precisa ser revista.

Apesar do Governo Federal se mostrar intransigente à qualquer alteração na proposta, os parlamentares visitados foram receptivos à receber, nos próximos dias, um documento oficializando as principais sugestões que foram pontuadas: paridade e integralidade (para quem ingressou até à EC nº 41/2003); revisão do cálculo das aposentadorias (para quem ingressou após a EC 41/2003 e antes da instituição da aposentadoria complementar); e pensões.

De Santa Catarina, também estiveram presentes os servidores fazendários Ivanor Bez (Associação dos Analistas da Receita Estadual IV – ANARE), Gutenberg Salles Afonso (Sindicato dos Contadores da Fazenda Estadual – SINCOFAZ) e Salésio Fernandes Honorato (Sindicato dos Servidores da Fazenda –  SINDIFAZ).

Posicionamento

Diante do atual cenário político, a Reforma da Previdência está sobrestada, mas tão logo essa matéria seja retomada, o Sindiauditoria permanecerá articulado com as outras entidades de classe para impedir que ela seja aprovada na forma que foi apresentada por meio do substitutivo 287-A.