Distrito Federal e Santa Catarina trocam experiências sobre controle interno

Na última semana, um grupo de auditores internos da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte e da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina estiveram reunidos em Brasília, na sede da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O grupo foi recebido pelo controlador-geral, Henrique Moraes Ziller, sub-controladores, ouvidor-geral e assessores, que apresentaram os projetos, a estratégia de gestão e os desafios de cada área da CGDF.

Para a auditora interna Tatiana Bozza o ponto central da visita foi o modelo do IA-CM (Internal Audit Capability Model), um guia para avaliação e melhoria das capacidades da auditoria interna no setor público. “Nosso Estado já passou pelo processo de autoavaliação e no momento pretendemos elaborar os planos de trabalho para avançar nos níveis do modelo. Foi muito bom conhecer a experiência já exitosa da CGDF, voltamos animados, com a certeza de que é possível atingir nossos objetivos”, pontua. Entre outros pontos da agenda, Tatiana destacou ainda o projeto “Controladoria na Escola”, uma iniciativa de fomento ao controle social desenvolvido nas escolas públicas do DF, onde os alunos são incentivados a atuar como fiscais do funcionamento de suas próprias escolas, propondo soluções para os problemas encontrados e atuando na resolução dos conflitos.

“Foi muito importante a ida de uma delegação de auditores internos para multiplicar nossos laços com profissionais de outra localidade e assim aumentar nossos canais de divulgação das boas práticas catarinenses e de aprendizado com as excelentes iniciativas como as mostradas ao nosso grupo”, avalia o auditor interno Rodrigo Strigger Dutra, que é gerente de Auditoria de Pessoal em Santa Catarina. Para ele, é importante buscar novas soluções para velhos problemas por uma simples razão: o cenário atual deixa claro que as ações tradicionais não estão trazendo os resultados esperados. “Para avançar é necessário ter humildade para ouvir aqueles que, em alguns pontos, estão um passo à frente, internalizar suas experiências, adaptá-las às nossas realidades e assim encontrar novas alternativas que de fato provoquem as melhorias que todos desejamos”, completa.

Neste sentido, a auditora interna catarinense Marisa Zikan acredita que a troca de experiências entre os diferentes órgãos da administração pública é indispensável. “Para mim, o principal benefício deste encontro foi a riquíssima troca de experiências. Com certeza, voltamos para o cotidiano com novas ideias para aprimorar nossos trabalhos, foi inspirador”, reforça. Concorda com ela a também auditora interna Fabiana Borges: “A CGDF tem um corpo técnico bem qualificado, com uma atuação ousada e responsável. O grupo tem uma unidade de pensamentos e projetos, o que os tornam entusiastas em tudo que fazem, principalmente quando da produção de resultados”, disse.

Por fim, o auditor interno Clóvis Machado, de SC, acredita que as ações apresentadas mostram que a CGDF vem desenvolvendo muito bem seu papel e está alinhada às melhores práticas de auditoria, controle interno e gestão de riscos. “Com isso, constatamos que apesar das dificuldades, com esforço e comprometimento de todos, conseguiremos alçar graus mais elevados na auditoria interna catarinense”, afirma.

Além deles, o auditor interno do Poder Executivo Cristiano Soccas e o gerente de Auditoria de Despesas de Custeio, Cícero Alessandro Teixeira Barbosa, também fizeram parte da comitiva da Diretoria de Auditoria Geral (Diag) que viajou à capital federal.