Estudo define perfil ideal de um líder de auditoria

Em tempos em que os níveis de corrupção passaram a ser inaceitáveis pela sociedade brasileira, cresce a responsabilidade da atuação dos chamados CAE – Chief Audit Executive – os chefes de auditoria. A posição tem sido cada vez mais valorizada pelo mercado, mas a cobrança por profissionais éticos e eficientes também foi elevada.

Esse cenário global de aquecimento da carreira, impulsionou o The IIA – Institut of Internal Auditors, principal organismo de auditoria do planeta – a produzir um estudo que traça, entre outras pontos, as sete principais habilidades que definem um líder da profissão, como um executivo capaz de agir com integridade, combatendo fraudes e gerando ganhos financeiros para a organização em que atua.

Entre os sete insights, frutos de entrevistas com quase 15 mil profissionais de 166 países, estão, além de ética e liderança, a necessidade de um CAE ter profundo entendimento do negócio e de seus riscos. Não basta auditar! É preciso aplicar, constantemente, coerentes análises munidas de raciocínio estratégico e crítico – outras duas características fundamentais apontadas no estudo.

“Trata-se de um levantamento riquíssimo, repleto de detalhes, que servirá de bússola para que as corporações sejam capazes de identificar quem realmente está qualificado para liderar a área de auditoria. A responsabilidade é imensa e é preciso constante capacitação. Um chefe de auditoria despreparado ou com perfil inadequado, pode levar a organização para a UTI”, alerta Braselino Assunção, diretor geral do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil, entidade responsável pela tradução e divulgação do estudo no País.

Outro item interessante é a chamada ‘presença executiva’.De acordo com o levantamento, o chefe de auditoria precisa ter a postura equivalente aos principais profissionais da organização, sabendo se impor em momentos de decisão, junto ao conselho e a alta cúpula. Para tal, também é preciso que o CAE tenha habilidade lapidada em comunicação, a para transitar com perspicácia entre diferentes públicos dentro de uma companhia.

O estudo completo, que traz as sete características e competências dos líderes de auditoria interna da atualidade, está disponível aos associados do IIA Brasil e para aquisição no site da entidade: www.iiabrasil.org.br.

Braselino Assunção 1
Braselino Assunção é diretor geral do IIA Brasil, entidade responsável pela tradução e divulgação do estudo no País (Foto: IIA-Brasil/Divulgação)