Conaci divulga informações sobre Controle Interno aos prefeitos brasileiros

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) encaminhou na última segunda-feira, dia 16 de janeiro, ofício à Associação Brasileira de Municípios (ABM) solicitando apoio na disseminação da publicação “Panorama de Controle Interno no Brasil – Conaci 2016 – 2ª edição” para todos os prefeitos do Brasil. O pedido foi estendido também à Confederação Nacional de Municípios, bem como às Federações Estaduais e aos próprios Membros Filiados, para que ajudem na divulgação.

O objetivo da iniciativa é auxiliar os dirigentes municipais a compreender a importância do Controle Interno para a gestão das contas públicas, bem como orientar na regulamentação de algumas leis, a exemplo da Lei de Acesso à Informação. “Essa é uma das iniciativas da nossa Instituição para promover o intercâmbio de informações e a troca de boas práticas e experiências em prol da modernização e do fortalecimento dos Controles Internos no Brasil. Nosso foco é um só: melhorar a gestão pública”, avalia o presidente do Conaci, Roberto Amoras.

O livro traz o diagnóstico do controle interno no País a partir de uma pesquisa feita entre os 48 órgãos que integram o Conaci, tanto de capitais como de estados, Distrito Federal, capitais e União. A obra organiza trabalhos técnicos qualificados e consolidados sobre o tema e disponibiliza casos de sucesso, além de modelos básicos de regulamentações de leis, elaborados por grupos de trabalho, bem como outras diretrizes para o controle interno.

“O material é um relevante instrumento para subsidiar os prefeitos em decisões estratégicas e para recorrente consultas quanto a diferentes situações, ajudando-os a entender a necessidade de manter a qualidade dos gastos governamentais, a transparência dos atos, a prevenção e combate à corrupção, bem como o fomento ao controle social”, ressalta Amoras.

A proposta de enviar ofício aos prefeitos brasileiros eleitos para a gestão 2017-2020 foi feita durante a 21ª Reunião Técnica do Conaci, realizada em Florianópolis em novembro de 2016. O intuito é que a iniciativa dê início a uma parceria de cooperação técnica entre as entidades com vistas a auxiliar os gestores municipais a conduzirem suas administrações com mais eficiência.

Vale ressaltar que o documento está disponível no site do Conaci. 

conaci

Com informações do portal conaci.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s