Seminário com agentes políticos aborda o Controle Social da gestão pública

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina promoveu nesta terça-feira (13), em São José (SC), mais uma edição do Seminário Municipal de Agentes Políticos (SEMAP). O evento tem por finalidade proporcionar formação política, com ênfase na preparação dos novos vereadores, assessores de câmara e sociedade em geral para os mandatos que iniciarão em 2017. Cerca de 180 pessoas participaram da capacitação.

Durante o dia, uma programação especial foi pensada para ajudar os legislativos municipais a trabalharem de forma mais eficaz na sua missão. Entre os palestrantes, o auditor interno do Poder Executivo e vice-presidente do Observatório Social de São José (OSSJ), Jaime Luiz Klein, foi responsável do painel sobre as metodologias e os instrumentos de Controle Social que podem ser usados por vereadores na fiscalização da gestão pública.

“O vereador tem uma função importante na democracia porque ele é o representante do povo, eleito para legislar e fiscalizar. Esse seminário foi importante porque ele objetivou resgatar essas duas funções do parlamentar municipal, valorizando as atividades que são importantes do ponto de vista social”, pontuou Klein.

Criado em 2011, o OSSJ é uma entidade que possibilita a participação da sociedade josefense na fiscalização da aplicação dos tributos pagos, que devem ser investidos na educação, saúde, esporte e lazer, assistência social, desenvolvimento sustentável, segurança, obras públicas, habitação, emprego, renda, transporte, entre outros. O observatório ganhou destaque nacional, após a publicação da matéria do portal da BBC Brasil destacando a atuação de Klein entre os voluntários que trabalham na instituição.

A presidente do Sindiauditoria, Tatiana Bozza, acompanha o evento ao lado do coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tiburcio Gonçalves (E) e do auditor interno Jaime Luiz Klein