Conaci prepara um seminário para promover e conscientizar sobre o controle interno

Durante a programação deste segundo dia da 21ª Reunião Técnica do Conaci, o auditor interno do Poder Executivo Rodrigo Stigger Dutra apresentou o painel “A Relevância da auditoria interna para o gestor”. O objetivo é incluir o tema na programação do Seminário de Conscientização e Promoção de Controle Interno que será organizado no próximo ano pelo conselho. Também participou do debate o representante da Controladoria Geral do Ceará, Marcelo Monteiro. 

“Com a gestão de risco os auditores internos podem ajudar os gestoras públicos a avaliarem os perigos inerentes a atividade que desempenham para auxiliar na mitigação ou eliminação dos problemas encontrados”, pontuou o especialista durante a sua fala. Para ele, além de ajudar  a ajudar a organização a atingir seus objetivos, os principais benefícios dessa parceria são a melhoria da reputação, da satisfação e do desenvolvimento organizacional.

O auditor interno catarinense baseou uma parte da sua apresentação no documento Panorama do Controle Interno no Brasil, se concentrando especialmente sobre a afirmação: “Próximo do êxito encontra-se o gestor que entende o controle interno como essencial para o alcance, com qualidade e transparência, dos resultados esperados”. 

Depois da validação final dos membros do Conaci, o evento ocorrerá em diversos estados brasileiros com a finalidade de difundir as boas práticas de controle interno. Santa Catarina está também entre a lista de unidades da federação que são cotadas para sediar a iniciativa.

Evento

A reunião do Conaci em Santa Catarina começou nesta quinta-feira (17) e encerra hoje. A primeira parte da manhã foi dedicada à discussão sobre a parceria do Conaci com o Banco Mundial. Maria João Kaizeller, representante do Banco Mundial, explicou sobre “Accountability dos Gestores”

Está é a última edição deste ano que foi bastante produtivo, segundo o presidente do conselho, Roberto Paulo Amoras. Ele destaca a participação no Enccla, a evolução do projeto Banco Mundial, o recorde de público no Encontro Nacional em Fortaleza e a aprovação da PEC 45/2009 na CCJ como as principais conquistas de 2016. 

img_6297
Rodrigo Stigger Dutra apresentou sobre a relevância da auditoria interna para os gestores públicos (Foto: Divulgação) 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s