“Queremos chegar a uma auditoria participativa”, afirmou Augusto Piazza na Semana de Educação Fiscal

Começou nesta segunda-feira (29), no auditório da Epagri, a II Semana de Educação Fiscal de Florianópolis e o Auditoria Cidadã foi um dos temas das palestras de abertura. O projeto, que começou em abril deste ano, foi apresentado ao público pelo diretor de Auditoria Geral do Estado, Augusto Piazza. Ele explicou que as primeiras ações do projeto envolveram a merenda escolar e a emergência dos hospitais. Os convênios com entidades sem fins lucrativos e os parques ambientais também já foram contemplados.

“O objetivo é engajar cada vez mais o trabalho dos auditores com a sociedade. Vamos direto na escola, no hospital, com os olhos do cidadão, para ver o que pode ser melhorado, o que funciona.  Experimentamos a merenda, por exemplo. Na emergência dos hospitais um dos itens é verificar se o médico, o enfermeiro ou técnico de enfermagem está cumprindo seu plantão”, explica Piazza.

Ele reforça que o objetivo principal é sempre auxiliar na melhoria dos processos. Outras três operações serão feitas ainda este ano. “Queremos chegar a uma auditoria participativa. Acreditamos que com a sociedade junto nesse processo, teremos mais êxito e eficácia nos serviços prestados aos cidadãos”, defendeu Piazza.

A II Semana de Educação Fiscal de Florianópolis é promovida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Habilis – Ateliê de Economia e Finanças, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e vai até sexta-feira (2).

As palestras desta segunda-feira foram organizadas pelo programa Habilis e pela Fundação Escola de Governo – ENA. Além de Piazza, a diretora da Escola de Administração Fazendária de Minas Gerais (ESAF/MG), professora Anna Carla Duarte Chrispim, e o professor Antônio Celso Ribeiro Brasiliano participaram do encontro.

Piazza deu um panorama das ações do projeto Auditoria Cidadã, que começou na merenda escolar e na emergência dos hospitais  (Foto: Cléia Schmitz/SEF)
Piazza deu um panorama das ações do projeto Auditoria Cidadã, que começou na merenda escolar e na emergência dos hospitais (Foto: Cléia Schmitz/SEF)

Com informações de Camilla Baptista Mallon Geiger