Coordenador nacional do ODP fala sobre uso de mineração de dados no combate à corrupção

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) publicou a palestra ministrada pelo coordenador-geral do Observatório da Despesa Pública (ODP) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), Rommel Carvalho. A apresentação ocorreu durante o I Seminário sobre Ciência de Dados e Sociedade, realizado em junho na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT-UnB).

Carvalho falou sobre como o uso de mineração de dados pode ser extremamente útil para o combate à corrupção. Ele apresentou as atividades do ODP como o Banco de Preços, a triagem automática de denúncias e a identificação dos principais pedidos da Lei de Acesso à Informação (LAI). O servidor também discorreu sobre as técnicas utilizadas no Observatório, a exemplo da análise multicritério, mineração de textos, análise de redes sociais e modelagem de tópicos.

Para prevenir a ocorrência de fraudes, o MTFC criou, em 2008, o ODP, uma unidade composta por técnicos especializados, que utiliza tecnologia da informação (TI) de ponta, capaz de cruzar dados de diferentes sistemas, na busca por sinais de má aplicação dos recursos federais – uma espécie de “malha-fina” dos gastos do Executivo Federal. No momento em que os auditores identificam algum gasto atípico, acionam o ministério ou órgão do Executivo Federal responsável por aquela despesa, para que apresente justificativas. Caso considere a resposta insuficiente, o Ministério da Transparência realiza uma ação de controle para aprofundar a investigação.

Santa Catarina

Em dezembro de 2014, a Secretaria de Estado da Fazenda firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o MTFC, na época Controladoria Geral da União, para instalar uma unidade do ODP em Santa Catarina. Desde então, um grupo de auditores internos do Poder Executivo trabalham, dentro das estruturas da Diretoria de Auditoria Geral (Diag) em parceria com o Governo Federal para a integração de informações relativas ao gasto público.

Com informações do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle