Parques estaduais são fiscalizados durante a quarta operação do projeto Auditoria Cidadã

Auditores Internos da Secretaria de Estado da Fazenda realizam a “Operação Meio Ambiente” até esta sexta-feira (12). O objetivo é vistoriar os parques estaduais para verificar as condições de infraestrutura, atendimento ao público e gestão administrativa das unidades. O trabalho, que começou no dia 9 de agosto, integra o projeto Auditoria Cidadã, desenvolvido pela Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), para identificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado nos serviços públicos prestados à sociedade.

Atualmente, em Santa Catarina, há sete parques estaduais sob a gestão da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Em quatro dias de trabalho, os servidores aplicarão um check-list, elaborado a partir da inspeção piloto que realizada no dia 27 de julho no Parque Estadual do Rio Vermelho. Entre os itens observados estão desde a sinalização e as condições de caminhada pelas trilhas até o controle do número de visitantes. Outra preocupação é a realização das atividades de fiscalização e monitoramento da área, o desenvolvimento de projetos sociais e ambientais. A gestão administrativa de cada unidade também é alvo da Auditoria. “O nosso papel é sugerir melhorias à FATMA, que receberá um relatório com o detalhamento do trabalho”, explica o Diretor de Auditoria Geral, Augusto Piazza.

A Operação Meio Ambiente é a quarta realizada neste ano pelo Projeto Auditoria Cidadã. Entre maio e julho, os Auditores Internos realizaram vistorias nas escolas para verificar a qualidade da merenda, visitaram as emergências dos hospitais estaduais e inspecionaram os convênios entre o Governo do Estado e 33 instituições sem fins lucrativos que receberam recursos públicos.

A proposta da iniciativa é avaliar a qualidade dos serviços e obras estaduais, propondo soluções para as áreas responsáveis. Para o Secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, o trabalho da Auditoria Interna é indispensável no processo contínuo de qualificação da gestão pública. “Ao inspecionar e cobrar resultados do próprio Governo, estamos contribuindo para melhorar a qualidade da gestão e do gasto público, duas grandes marcas do governador Colombo”, observa o Secretário. Outras operações estão programadas para o segundo semestre de 2016.

Auditoria Cidadã

O que é o projeto: são trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do governo do Estado, tais como: merenda escolar, exames em hospitais, serviços de atendimento ao público (IGP, DETRAN, SINE, PM), obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. A meta da Diretoria de Auditoria Geral, vinculada à Fazenda, é fazer uma operação por mês.

Objetivos: aferir se a administração pública estadual vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.

Quem será beneficiado: o cidadão que usa os serviços do Governo do Estado e, indiretamente, a própria administração pública estadual que, a partir dos relatórios das inspeções, pode promover melhorias em seus serviços e obras.

Resultados esperados: identificar a real percepção dos cidadãos em relação aos serviços, produtos e obras e inibir irregularidades e problemas que possam prejudicar o cidadão e a imagem institucional do Estado.

Uma inspeção piloto ocorreu na unidade do Rio Vermelho no final de julho (Foto: Divulgação/Sindiauditoria)
Uma inspeção piloto ocorreu na unidade do Rio Vermelho no final de julho (Foto: Divulgação/Sindiauditoria)

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s