Encontro Nacional do Conaci registra recorde de público com alta qualidade técnica

Um time de Auditores Internos do Poder Executivo catarinense participou, em Fortaleza, das atividades do Encontro Nacional do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno). O evento, que encerrou nesta sexta-feira (5), reuniu mais de mil participantes interessados em debater as ferramentas de combate à corrupção, de governança corporativa e transparência pública. De Santa Catarina, a presidente do Sindiauditoria, Tatiana Bozza, e o vice-presidente, Rafael Lima Palmares, estão acompanhados dos colegas: Clarice Ehara, Inês Marina Souza, Jaime Klein, Rodrigo Strigger Dutra e Sérgio Augusto Michalczuk.

Neste segundo dia, as atividades seguiram com a realização de painéis sobre a apuração de responsabilidades; a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla); e a Gestão Fiscal Responsável. Também na parte da tarde, o Auditor Interno Jaime Klein participou do debate sobre Controle Social e Transparência Pública junto com o Ouvidor Geral da Controladoria Geral da União (CGU), Gilberto Waller. Klein partilhou sua experiência como presidente do Observatório Social de São José (OSSJ).

Para a presidente do sindicato, a proposta do tema “Por um Brasil melhor: todos contra a corrupção” valorizou o papel do controle interno na defesa da ética na Administração Pública. “A tônica do evento ficou na demonstração de que o combate efetivo à corrupção passa necessariamente pela parceria entre controladores e controlados, pela articulação entre as diversas instâncias de controle, pela transparência e pelo controle social”, pontuou Tatiana.

Nesta edição, duas moções de apoio foram aprovadas por unanimidade pelos participantes. A primeira defende a continuidade da tramitação da PEC 45/2009 no Senado Federal, já que o projeto é considerado fundamental para o fortalecimento do controle interno na administração pública do País. A segunda é em prol da aprovação do Projeto de Lei 4850/2016, em tramitação na Câmara Federal, que reúne medidas legislativas contra a corrupção e demais crimes contra o patrimônio público e combate o enriquecimento ilícito de agentes públicos.

Para o Auditor Interno Rodrigo Strigger Dutra é importante destacar que o encontro foi um sucesso, não só de público, com a maior participação da história do Conaci, mas também de conteúdo. “É preciso dizer que durante esses dois dias nos dedicamos a estudar e pensar temas atuais que refletem a prática da auditoria interna, com exemplos práticos”, observou. Entre eles, Dutra destacou: a parceria com o Banco Mundial e a Gestão de Riscos como um ponto importante para o bom desempenho governança das instituições.

Neste sentido, também, o Auditor Interno Sérgio Augusto Michalczuk reforça a necessidade de aumentar a participação dos servidores em eventos de alto nível de formação. “Participar do CONACI é de fundamental importância para nossa categoria, pois aqui compartilhamos experiências de sucesso, buscando fortalecer o controle interno no Brasil como um todo”, avaliou.

21ª Reunião Técnica do Conaci

Florianópolis receberá, nos dias 17 e 18 de novembro, diversos representantes governamentais de controle interno da União, estados e municípios para debater assuntos relacionados ao fortalecimento do setor, bem como deliberações e articulações para implementação de melhorias de gestão.

Para o vice-presidente do Sindiauditoria, Rafael Lima Palmares, o encontro será uma ótima oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido na Diretoria de Auditoria Geral (Diag). “Em Santa Catarina temos diversas iniciativas em andamento que podem servir de inspiração para outros entes da federação”, considerou. Para ele, as atividades do Conaci são um momento privilegiado para compartilhar experiências na área do controle e gestão.

Com informações do Conaci