Lideranças se reúnem em Fortaleza para discutir controle interno e combate à corrupção

Lei Anticorrupção, Operação Lava Jato, governança corporativa nas estatais, auditoria governamental, transparência pública, gestão fiscal e combate à lavagem de dinheiro. Esses são alguns dos assuntos que estarão em pauta no XII Encontro Nacional de Controle Interno, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto, em Fortaleza, e que tem como objetivo reunir dirigentes de órgãos públicos estaduais, municipais e federais para discutir mecanismos contra a corrupção e de fortalecimento da gestão pública.

Na ocasião, os principais gestores do País ligados à temática estarão presentes como palestrantes e debatedores, dentre eles o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), Torquato Jardim, o advogado e ex-ministro chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Marcos Costa Holanda, e Gilberto Waller e Sérgio Seabra, respectivamente ouvidor geral e secretário federal do MTFC.

Ao longo da programação, está prevista ainda uma solenidade de agraciamento de comenda de “Honra ao Mérito em Controle Interno” ao juiz federal Sergio Moro, ao procurador da República do Ministério Público Federal do Paraná, Deltan Dallagnol, e à executiva financeira do Banco Mundial, Maria João Kaizeler.

Recorde de público

Organizado anualmente pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e considerado um dos mais relevantes eventos do setor, a edição deste ano traz como tema “Por um Brasil melhor: Todos contra a corrupção”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.conaci.org.br. No total são esperadas cerca de 1,2 mil pessoas, um recorde, dentre auditores, controladores, corregedores, ouvidores, além de acadêmicos e gestores e servidores públicos ligados ao controle social.

O evento oferece também a oportunidade de acesso a publicações especializadas da área, algumas a serem lançadas durante o Encontro, como o livro “Panorama do Controle Interno no Brasil”, que faz o diagnóstico da organização e do funcionamento e perfil dos Recursos Humanos dos órgãos de controle interno e produzido pelo próprio Conaci; e o livro “Controladoria no Setor Público”, dos organizadores Ana Carla Bliacheriene (Universidade de São Paulo); Marcus Vinicius de Azevedo Braga (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e Renato Jorge Brown Ribeiro (Senado Federal).

Um dia antes do encontro, na quarta-feira (3), ocorre ainda a 20ª Reunião Técnica do Conaci, que reunirá os 47 membros da entidade, representantes dos 27 estados e capitais, além do Distrito Federal, para deliberação de assuntos internos, troca de experiências e alinhamento de estratégias para o fortalecimento da gestão pública.

Confira a programação completa, clicando aqui.

conaci

Com informações da assessoria de comunicação do Conaci