Como a auditoria interna pode contribuir com o país?

O Brasil passa por um período de transição e o momento histórico vivido pelas instituições nacionais tem revelado a necessidade de um investimento, cada vez mais urgente, das organizações públicas e privadas no fortalecimento de suas governanças corporativas. Nesse cenário, a atuação do auditor interno tem sido fundamental para fortalecer a transparência dos processos e auxiliar os gestores sobre a correta aplicação dos recursos.

Além das revelações de desvios de condutas e das discussões por um país mais ético, diversos números, processos e relatórios estão sendo divulgados diariamente pela mídia para mostrar a real dimensão dos desafios a enfrentar daqui para frente. Esses dados são avaliados diariamente por auditores internos que identificam as fragilidades de controles internos, possíveis desvios, fraudes, ilicitudes.

Para o presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), André Marini, esses profissionais tem cada vez mais um papel importante, entre é les o de fazer uma avaliação completa que demonstre ao comando das empresas  ou instuições qual caminho escolher. “Tem sido enorme a valorização do auditor interno no mundo corporativo, pois além de trazer as discussões contábeis, financeiras e de gestão com total transparência, ele tem condições técnicas de indicar ferramentas e soluções que fortalecerão as estruturas de governança das instituições”, explica.

Neste momento de transição da nação é crucial que o auditor interno atue com total independência seja na esfera pública ou privada. A mais recente pesquisa divulgada pelo The Institute of Internal Auditors aponta perspectivas positivas e otimistas quanto à carreira. Atualmente, cerca de 86% dos auditores internos ouvidos em todos os continentes afirmaram que pretendem continuar na área por no mínimo cinco anos. No Brasil, o patamar é de 80%, em linha com os resultados globais.

Neste contexto, o IIA Brasil tem contribuído com a promoção de cursos, seminários e na gestão das certificações internacionais, essenciais na formação de um auditor interno, a fim de estimular conceitos técnicos e valores de conduta ética para que o profissional do setor se torne também agente no combate à corrupção. “Estamos empenhados no processo de ampliar as fontes de conhecimento, com o intuito de gerar subsídios para que o auditor atue de acordo com as normais globais da profissão. Com auditores mais capacitados, certamente combateremos a corrupção de frente e teremos um país mais ético”, defende Marini.

Além da organização do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), que acontece em setembro na capital paulista, com expectativas de quebra de recorde em participação, a instituição tem colaborado com apoio técnico na capacitação de profissionais que atuam em órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU) – atual Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle – e o Tribunal de Contas da União (TCU). São instituições consolidadas que merecem o apoio e o respeito da sociedade pelo trabalho que revela aos brasileiros a importância das atividades de auditoria interna no país.

Auditoria governamental

Em Santa Catarina, no último ano, os auditores internos do Poder Executivo conseguiram uma economia de mais de R$ 19 milhões ao Governo do Estado, graças ao trabalho de revisão de contratos, editais, licitações, procedimento. O trabalho é resultado do acompanhamento rigoroso de diferentes projetos feito pela Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria de Estado da Fazenda (DIAG/SEF) ao longo de 2015. E mais recentemente, o projeto Auditoria Cidadã foi lançado com o objetivo de atestar a qualidade dos serviços públicos e verificar se os recursos investidos estão refletindo em qualidade de vida para a sociedade.

dinheirama-brasil-politica
Foto: “Man and Brazil Flag”, Shutterstock

Com informações do IIA-Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s