Especialistas debatem o futuro do controle interno no Brasil

Começa nesta quarta-feira (18), em Brasília, uma conferência nacional sobre o Controle Interno no Brasil – Desafios e oportunidades de melhoria. O evento é uma iniciativa do Banco Mundial em colaboração com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Na oportunidade, os auditores internos do Poder Executivo Rodrigo Stigger Dutra, Clóvis Renato Squio e Wanderlei Pereira das Neves representam o Estado de Santa Catarina.

A conferência foi desenhada para compartilhar com os participantes as experiências exitosas do sistema europeu de controle interno e, com base no que foi aprendido durante a visita de estudo feita à Croácia e Bulgária em março deste ano, debater sobre ideias e atividades para fortalecer o ambiente de controle interno nacional e discutir opções para estabelecer uma parceria entre os vários interessados para em apoiar essas iniciativas.

Dutra integra o grupo que vai apresentaras atividades e o papel da auditoria interna e sua harmonização, fechando o primeiro dia do seminário. Ele também será um dos moderadores da atividade envolvendo debate sobre centralização ou descentralização da auditoria interna. “Trata-se de um evento do mais alto gabarito, que reunirá as lideranças dos principais órgãos de controle interno do país”, resumiu o servidor da Diretoria de Auditoria Geral (Diag).

Entre os participantes, o evento contará com o novo ministro da Fiscalização, Transparência e Controle, Fabiano Silveira, órgão recém-criado pelo Governo Federal e que substitui a Controladoria Geral da União (CGU). Além disso, o especialista em PIC Model (Public Internal Control) Robert Gielisse estará presente para falar sobre o modelo recomendado pela União Europeia. “Inclusive, tivemos reunião com ele na terça-feira para trocar algumas ideias a respeito do que pode ocorrer em um futuro próximo no sistema de controle interno no Brasil”, conta Dutra.

A conferência terá três dias de duração e contará com a experiência internacional de representantes da África do Sul, França e apresentação dos modelos da Bélgica e Áustria. Para saber mais detalhes da programação e acompanhar o andamento dos trabalhos acesse o site do Banco Mundial.

o
Na foto, os técnicos reunidos no começo do ano para preparar a viagem internacional (Foto: Conaci/Divulgação)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s