Congresso reúne especialistas para unir forças contra a corrupção

Auditores internos, policiais civis e federais participam, em Florianópolis, da primeira edição do Congresso Estadual de Combate à Corrupção. O evento, que vai até sexta-feira (8), reúne esses especialistas para dialogar sobre as iniciativas realizadas em Santa Catarina e no Brasil, assim como fortalecer as relações entre os órgãos que atuam no Estado.

Participaram da cerimônia de abertura o secretário de Segurança do Estado de Santa Catarina, promotor de justiça César Augusto Grubba, o presidente do Sindiauditora, Clóvis Machado Coelho, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (Acadepol-SC), delegado Ulisses Gabriel, o diretor de Auditoria Geral, Augusto Piazza, além de outras autoridades.

Na sequência, o delegado Rodrigo Raiser Schneider, da Polícia Civil, falou sobre os mecanismos de combate à corrupção disponíveis hoje em Santa Catarina e o representante da Controladoria União (CGU), Marcelo Silva, trouxe informações técnicas sobre a atuação da entidade no combate a máfia dos fiscais de São Paulo.

Neste sentido, a grande importância desta iniciativa, segundo Piazza, é a aproximação das instituições. “Se trabalharmos um sistema articulado, unindo a auditoria interna, a Polícia Civil e os outros órgãos de controle do Estado, vamos conseguir muito mais efetividade no nosso trabalho”, destacou o diretor da DIAG. De maneira prática, ele explica que a auditoria interna trabalha na prevenção à corrupção dentro das estruturas do Governo do Estado, mas em alguns momentos precisa do apoio dos delegados civis para dar encaminhamento para algumas demandas.

Por outro lado, o delegado Ulisses Gabriel recorda que o evento tem como objetivo central, também, capacitar os servidores públicos para atuar no combate à corrupção, tendo como objetivos específicos repassar novos mecanismos de trabalho, integrar os servidores das carreiras que estão promovendo o congresso e difundir o espírito de combate à corrupção.

Programação – Amanhã, entre os destaques da programação, a palestra do auditor interno do Poder Executivo César Cavalli sobre o controle das transferências voluntárias do Estado de Santa Catarina e dos jornalistas Hélio Costa, Diogo Vargas e Roberto Azevedo sobre a importância da imprensa e do jornalismo investigativo. Além disso, a presença especial do presidente do Júri do Rio de Janeiro, juiz de Direito Alexandre Abrahão. Confira:

Quinta-feira, 7 de abril

9h00 – Abertura com o secretário adjunto da Segurança Pública de Santa Catarina, Delegado Aldo Pinheiro.

9h30 – Palestra com César Cavalli – Auditor Interno do Poder Executivo – Tema:  O controle das transferências voluntárias do Estado de Santa Catarina.

10h30 – Palestra com o jornalista Hélio Costa – Tema:  Relação da Imprensa com a Polícia Civil.

11h30 – Palestra com o jornalista Diogo Vargas – Tema:  A importância do Jornalismo Investigativo.

12h00 – Intervalo para almoço.

14h00 – Palestra com o Delegado da Polícia Civil Rodolfo Laterza.

15h30 – Intervalo.

16h00 – Palestra com o jornalista Roberto Azevedo – Tema: A importância da imprensa na Operação Lava Jato.

17h00 – Palestra com o juiz de Direito e presidente do Júri do Rio de Janeiro, Alexandre Abrahão.

18h00 – Encerramento.

Sexta-feira, 8 de abril

8h30 – Abertura com o presidente da ADEPOL-SC, delegado de Polícia Civil Ulisses Gabriel.

8h45 – Palestra com o Delegado de Polícia Federal, Eduardo Mauat – Tema: O impacto da operação Lava Jato.

9h30 – Palestra com o Delegado de Polícia Federal, Márcio Anselmo – Tema: Combate à corrupção e o início da Lava Jato.

10h15 – Intervalo.

10h30 – Palestra a Delegada de Polícia Federal com Érica Mialik Marena – Tema: Lavagem de Dinheiro.

11h15 – Palestra com jornalista Moacir Pereira – Tema: O Papel da Imprensa e da Opinião Pública no combate à corrupção sob a ótica da Lava Jato.

12h00 – Encerramento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s