Nova diretoria do Conaci toma posse

A nova diretoria do Conaci, eleita no final de 2015, tomou posse oficial durante as atividades da 18ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno, que ocorreu em Brasília, entre os dias 17 e 18 de março, na sede da Controladoria Geral da União (CGU).

A cerimônia contou com a presença do ministro da CGU, Luiz Navarro, deu posse ao auditor-geral do Estado do Pará, Roberto Amoras, como presidente; ao controlador-geral do município do Rio de Janeiro, Antônio Cesar Cavalcanti, como primeiro vice-presidente; bem como à equipe fiscal, formada pelos representantes da CGU, Secont-ES, CGM Porto Alegre, CGM Salvador e CGM Fortaleza.

Em seu discurso, o ministro, que saudou o ex-presidente Gustavo Ungaro e a atual diretoria, ressaltou a relevância que o os órgãos de controle interno têm assumido no país. “O que percebemos é que cada vez mais a comunidade do controle interno tem crescido, num esforço conjunto em prol do fortalecimento das instituições públicas e da sociedade brasileira”, disse.

Já Amoras, em sua fala, abordou os desafios a serem enfrentados pelo setor no atual cenário brasileiro e fez questão de reconhecer as conquistas já obtidas pelas gestões anteriores, reiterando o seu empenho e de sua equipe na continuidade dessa missão.

Último dia – Na programação desta sexta-feira os principais assuntos em destaque foram: a apresentação dos sistemas informatizados da CGU, a avaliação de uma proposta de um projeto para auditoria e participação social como fomento do controle social, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); uma atualização sobre os aspectos dos Acordos de Leniência, no âmbito da Lei Anticorrupção; bem como a divulgação do tema de Auditoria Participativa, apresentado pelo diretor-presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), André Marini.

Outro tema que ganhou destaque no dia foi a Lei de Acesso à Informação (LAI), com apresentação do Grupo de Trabalho sobre o Diagnóstico da Regulamentação da (LAI) nos Municípios Brasileiros, e que pode ser acessado aqui.

As próximas três reuniões técnicas já estão com data marcada: 19ª RTC – 16 e 17 de junho, em Porto Alegre; 20ª RTC – 03 e 05 de setembro, em Fortaleza; e 21ª RTC – 24 e 25 de setembro, em Florianópolis.

conaci

Com informações do Conaci