Comissão do Conaci e Banco Mundial chegou à Bulgaria nesta semana

Essa semana, o auditor interno da Secretaria da Fazenda, Rodrigo Dutra, chega à Bulgária junto com a comissão do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) que estão na Europa para estudar as ferramentas de controle interno governamental. Depois de passar pela Croácia, na última semana, os técnicos buscam agora conhecer as nuances do modelo adotado pelos búlgaros, as dificuldades enfrentadas para sua implementação, iniciada em 2007, bem como identificar iniciativas aplicáveis à realidade brasileira.

Na foto, a diretora de Controle Interno, responsável pelas unidades de harmonização central de auditoria interna e de controle financeiro, Svilena Simeonova, realizou palestra apresentando as peculiaridades do caso búlgaro. Para Dutra, a expectativa é de conhecer bem as iniciativas para enteder o que e como seria possível replicar no Brasil.

A viagem faz parte de um projeto de melhoria do controle governamental no Brasil, realizado em parceria do Banco Mundial, principalmente para capacitação e padronização dos trabalhos de auditoria interna. Além do Conaci, participam do projeto o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e os ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Em Santa Catarina – Só no último, em Santa Catarina, o trabalho dos auditores internos rendeu uma economia de R$ 19 milhões ao Governo do Estado, entre devolução de dinheiro, desembolsos evitados e ainda créditos que serão ressarcidos. O trabalho é resultado do acompanhamento rigoroso de diferentes projetos, análise de contratos e outras atividades realizadas pelos 43 auditores internos da DIAG. “Estamos focados não apenas na verificação de conformidades como também na assessoria e orientação dos gestores na busca de soluções que qualifiquem o gasto público”, explica o diretor Augusto Piazza.

IMG_0145
Foto: Arquivo pessoal / Divulgação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s