Sistema de controle de gastos do Estado vira referência no país

Santa Catarina será modelo para os demais Estados na expansão do Observatório de Despesa Pública (ODP), sistema desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) para prevenir e evitar desvios, aprimorar o controle interno e apoiar os gestores na gestão dos gastos públicos. A CGU realizará entre os dias 20 e 28 de outubro seminários regionais do ODP, visando a implantação do sistema para os demais Estados da federação. O primeiro encontro serão em Florianópolis, hoje [dia 20 de outubro], das 9h às  12h30min, na sede regional da CGU, no Centro.

O projeto piloto do ODP estadual começou a ser implantado em 2012 em SC e Bahia. “SC foi convidada para apresentar aos demais Estados sua experiência com o ODP e os resultados da implantação. A ferramenta é uma espécie de malha fina dos gastos públicos para garantir a correta aplicação dos recursos”, destaca Augusto Piazza, diretor da Auditoria Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, área que coordena o ODP.SantaCatarina.

Compras com base em banco de preços

Um dos grandes benefícios da ferramenta em SC foi indicar a real economia do estado com o uso do pregão eletrônico. Ao fazer a análise das compras, o sistema identificou que a média de desconto do pregão eletrônico era 33% contra 5,2% do pregão presencial.

Recentemente, o ODP.SantaCatarina começou em parceria com a Diretoria de Administração Tributária os trabalhos para a criação de um banco de preços de referência para que o governo possa aprimorar seu processo de compras. O banco de preços começou seus trabalhos com 51 produtos referenciais disponibilizados pela CGU e mais 30 medicamentos de maior custo para a Secretaria da Saúde.

ODP realiza cruzamento de diversas bases de dados, com resultados gerenciais e estratégicos para a auditoria. Além disso, contribui para uma melhor gestão dos recursos públicos ao gerar informações, indicadores gerenciais de desempenho e identificação de situações atípicas ocorridas na execução do gastos públicos.

(Fonte: Matéria publicada no jornal Diário Catarinense, no dia 20 de outubro de 2015)

VEJA MAIS

Fazenda de Santa Catarina e CGU juntas contra a corrupção

Projeto inédito no país busca melhorar a qualidade do gasto público em Santa Catarina