#OutubroRosa: o conhecimento é o principal fator da prevenção

O Sindiauditoria, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), adere a campanha Outubro Rosa. Na última sexta-feira (9), os auditores internos do Poder Executivo e servidores da Diretoria de Auditoria Geral (DIAG) vestiram a cor rosa para demonstrar o compromisso com a prevenção do câncer de mama.  Este ano, o tema escolhido foi “Mais tempo a meu favor”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por medidas como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal. O conhecimento da doença é o principal fator da prevenção, pois apesar de ter grandes chances de cura, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas.

A mamografia bienal para mulheres entre 50 a 69 anos e o exame clínico das mamas anualmente a partir dos 40 anos são as estratégias recomendadas para a detecção precoce da doença mulheres com risco padrão. Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomenda-se o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

No Brasil, excluindo os tumores de pele, o câncer de mama é o mais recorrente entre as brasileiras de quase todas as regiões do país. Por isso, a diretoria do Sindiauditoria agradece a participação de todos os filiados nesta campanha que tem um objetivo tão nobre.