Lançada a segunda edição do livro Sistema de Controle Interno na Administração Pública

Recentemente, o auditor e consultor no Setor Público José Osvaldo Glock lançou a segunda edição da obra Sistema de Controle Interno na Administração Pública, atualizada e revisada. No livro, ele apresenta um conjunto de novas ideias para viabilizar a estruturação de um sistema de controle interno (SCI) em organizações públicas baseado em controles preventivos. Com as valiosas inovações trazidas, sua leitura é recomendável inclusive àqueles que já conhecem a edição anterior.

Esta forma de funcionamento do SCI incentiva a participação de toda a estrutura organizacional quando da definição e execução dos controles internos, o que caracteriza um dos pontos fortes do modelo aqui detalhado, até porque é totalmente inviável a prática de controles preventivos de forma centralizada. Desta forma, sua operacionalização, inserida no processo de gestão, se transforma em eficiente instrumento de apoio.

Embora as orientações e os modelos apresentados neste guia estejam direcionados ao Poder Executivo e Legislativo dos municípios, aos Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Assembleias Legislativas estaduais, são perfeitamente aplicáveis, também, em unidades da administração indireta e empresas prestadoras de serviços públicos em qualquer esfera de governo.

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná, Glock exerce atividades junto à Administração Pública desde 1973, tendo atuado como auditor interno em empresas de serviços públicos por mais de 20 anos e como consultor junto a municípios e outras organizações estatais desde 1996. Atualmente é membro da Acadêmica Catarinense de Ciências Contábeis e desenvolve atividades de consultoria e capacitação.

Autor: José Osvaldo Glock

Número de Páginas: 334