Encontro Nacional do Controle Interno discute o combate a corrupção e democracia 

Os auditores internos Frederico da Luz e Cristiano Socas participam, em Belo Horizonte, do XI Encontro Nacional de Controle Interno, que reúne mais de 650 participantes e especialistas para discutir o combate à corrupção e o fortalecimento da democracia até esta quinta-feira (10). Os servidores catarinenses que trabalham na Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), dentro da Secretaria de Estado da Fazenda, compartilham com outros profissionais as experiências com o controle interno do Poder Executivo. O evento é organizado pelo Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci).

“Nesses anos os temas do Conaci, além da habitual apresentação de cases de auditoria governamental, tiveram uma relação bastante interessante com à questão do combate a corrupção e o aumento do controle social”, avalia Cristiano, que trabalha como assessor da DIAG. Para ele, incorporar as demandas da sociedade, por meio dos macroprocessos de controle, levará a uma governança voltada para o cidadão. “Assim será possível aumentar os níveis de confiança nas instituições públicas, servindo como instrumento de justiça social”, completou.

A programação segue nesta quinta-feira até às 18 horas. Passam pelas conferências, os temas: o enfrentamento da corrupção; a eficiência da Auditoria Governamental para prevenção de irregularidades e melhoria da gestão; a Lei Anticorrupção e os novos desafios do Controle Interno; e parcerias interinstitucionais como um meio para potencializar a efetividade das ações de controle interno.

Na oportunidade, também, o Conaci promove a sua 16ª Reunião Técnica, nesta sexta-feira (11), com representantes dos Estados e Municípios que fazem parte da instituição. Na pauta, assuntos administrativos e a discussão sobre os encaminhamentos da PEC 45/2009 no Congresso Nacional.

Abertura do evento

A conferência inicial foi ministrada pelo ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Valdir Simão, após as boas-vindas do presidente do Conaci, Gustavo Ungaro, nesta quarta-feira (9). Após ressaltar os efeitos danosos da corrupção, como o aumento do custo de ambiente de negócios, a distorção da concorrência, o favorecimento da alocação ineficiente dos recursos públicos, a exclusão dos pobres do acesso aos serviços públicos, a perpetuação da desigualdade social, entre outros, Simão abordou a relação entre a corrupção e a burocracia, que precisa ser combatida, bem como reforçou as funções do controle interno.

Após a palestra do ministro-chefe, o Conaci fez a entrega da comenda “Honra ao Mérito em Controle Interno” a três personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor no país: Valdir Agapito, ex-secretário federal de Controle Interno da CGU; Angela Silvares,  secretária de Governo do Estado do Espírito Santo e ex-presidente do Conaci; e Rosa Tenório, diretora de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal do Tribunal de Contas de Alagoas e ex-presidente do Conaci.

Em seguida foi a vez do professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, Fernando Filgueiras, fazer uma explanação sobre o tema “Desafios e Perspectivas do Controle Interno na Luta contra a Corrupção”. Segundo ele, o grande desafio do atual contexto é a interação entre as instituições de controle. Para combater esse cenário, o professor apresentou algumas alternativas, tais como: estabelecer prioridades de ação a partir da coordenação institucional; fortalecer os laços de cooperação entre as instituições, superando a ação autocentrada e referida; criar um sistema de inteligência interinstitucional; estabelecer um marco comum de avaliação de políticas e ações, bem como obras, patrimônio e recursos e, talvez, apoiar um código de administração pública.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s