Sindiauditoria participa da Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado em Brasília

Na noite dessa terça-feira (16), começou a 4ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, em Brasília, com o tema “Agenda de desenvolvimento e qualidade do serviço público”. O presidente do Sindiauditoria, Clóvis Machado Coelho, participará do evento que tem como objetivo refletir o crescimento sustentado do País, promovendo a qualidade do serviço público e a valorização dos servidores públicos.

Durante a abertura, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), Roberto Kupski, destacou a importância desta quarta edição. “No Brasil algumas carreiras típicas têm leis orgânicas e outras não; a garantia de uma remuneração digna que corrija a perda monetária e a previdência pública. Temos implantado uma previdência privada, aos moldes da iniciativa privada, para que o servidor possa exercer com tranquilidade a sua atividade e pensar na sua aposentadoria”, reforçou. Na fala, ele agradeceu também as 26 entidades afiliadas pelo apoio e esforço na realização do evento.

Kupski considerou que nos últimos anos houve uma diminuição de servidores públicos, enquanto a demanda social só aumentou. “De forma alguma não devemos pensar que o Estado está inchado. Há necessidade de preencher vagas nessas carreiras, e quem precisa é o menos favorecido. Há carreiras com mais de 20 anos sem concurso. Se queremos efetivamente uma representação efetiva, precisamos ter o tratamento igualitário. Essas questões são algumas que nos unem nesse Fórum. É uma luta classicista e uma prerrogativa para a nossa sociedade.”, alertou.

Neste sentido, o professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Juarez Freitas, criticou o tratamento feito a Constituição do Brasil. “Essa é uma luta por um Estado Constitucional comprometido com ações de longo prazo. A Constituição, a sociedade e o Estado estão acima de disputas individuais e estamos na mesma luta que tem sido tão agredida em mais de 20 anos. A nossa Constituição tem sido profundamente espezinhada. Só não tem sido mais, por meio das nossas instituições de Estado, afirmou.

Para encerrar, o secretário-geral do Fonacate, Rudinei Marques, enfatizou que as discussões da Conferência trarão reflexões sobre a atual conjuntura, o modelo de gestão de pública e as questões políticas. “Estamos diante de um Congresso conservador, com pautas conservadores, e nós como sociedade civil organizada, somos conclamados dia-a-dia de levarmos de uma discussão de alto nível. Esse é um dos objetivos do fórum, e com esse intuito de trazer questões importantes da pauta nacional, para que possamos pensar o Estado e elevar o debatem para enfrentar as questões contemporâneas do Brasil e do Mundo”.

As atividades continuam

A programação continua nesta quarta-feira (17), com a presença do jornalista Heraldo Pereira que será o moderador no painel “Estratégias de desenvolvimento e o papel do Estado”, que começa às 9h30 e tem como debatedores confirmados: o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini; o embaixador e professor do Instituto Rio Branco (IRBr/MRE), Samuel Pinheiro Guimarães; e o economista Ricardo Bielschowsky.

À tarde, o jurista Juarez Freitas, o professor da UnB, Alexandre Veronese, e o pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito/RJ, Fernando de Castro Fontainha, debatem “Concurso público e qualificação permanente dos servidores”.

Negociação coletiva, direito de greve, data-base dos servidores públicos serão o norte dos debates do painel “Direitos do trabalhador do Serviço Público”, com as presenças de Stanley Gacek (Diretor-Adjunto da OIT no Brasil) e Ronaldo Jorge Araujo Vieira Junior (Consultor Legislativo do Senado Federal).

E, para finalizar a Conferência, às 16h50, Márlon Reis (Jurista e fundador do Movimento de Combate à Corrupção – MCCE) e Beto Albuquerque (Político e Advogado) debatem “Ética e reforma política”.

Com informações do portal FONACATE