DIAG inicia a implantação do Sistema de Gestão em Auditoria Interna em Santa Catarina

Um grupo de auditores internos do Poder Executivo e analistas da Fazenda estadual está reunido desde quarta-feira (27) para um treinamento sobre o Sistema de Gestão em Auditoria Interna que será implantado pela Diretoria de Auditoria Geral (DIAG). O evento foi organizado pela Escola Fazendária e ocorre na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) até esta sexta-feira (29).

O software foi adquirido com recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial da Administração Estadual (PROFISCO) e oportunizará a sistematização das auditorias, fiscalizações e atividades de assessoramento, além de facilitar a interação com os órgãos e entidades estaduais.

Dentre as atribuições do cargo, cabe ao auditor interno a implementação de atividades de auditoria e outras relacionadas ao controle interno nos órgãos e entidades da administração pública estadual; a fiscalização da execução dos programas de governo, quanto ao nível de execução das metas e objetivos estabelecidos e à qualidade do gerenciamento; e a realização de auditoria nos sistemas administrativos e operacionais da administração pública estadual.

Esses servidores emitem, ainda, pareceres, informações, orientações técnicas e relatório e certificado de auditoria nas tomadas de contas especiais instauradas pelos órgãos da administração direta e indireta, inclusive nas determinadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC).

Clóvis Machado / Divulgação