Livro do Conaci apresenta diagnóstico do Controle Interno no Brasil

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) acaba de lançar o livro “Panorama do Controle Interno no Brasil”, uma publicação pioneira que apresenta amplo diagnóstico da organização e do funcionamento do Controle Interno no país.

Com 139 páginas, a publicação é resultado de pesquisas realizadas por grupos de trabalho e pela diretoria do Conselho, que propiciou, ainda, a elaboração de planejamento estratégico voltado ao fortalecimento do Controle da Administração Pública.

Segundo o presidente do Conaci e presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo (CGA-SP), Gustavo Ungaro, o livro apresenta a situação atual do Controle Interno que tem trajetória ascendente. “As mudanças vêm ocorrendo desde a Constituição de 1988, em termos de desenvolvimento institucional e aprimoramento técnico, apesar de ainda conviver com sérias carências estruturais, imperfeitas condições operacionais, orçamentárias, de recursos humanos e outras a serem superadas em favor do interesse público”.

A obra compila, ainda, documentos basilares do Conaci, como Estatuto e Regimento, e relaciona os nomes e endereços de todos os seus integrantes, além do registro dos encontros nacionais da entidade realizados na última década.

Exemplares do livro serão distribuídos para todos os órgãos de Controle Interno e também estarão disponíveis nas bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado, além de poder ser acessado livremente pelo próprio site do Conaci.

conaci

Com informações do Conaci