Instituto Brasileiro de Auditoria Interna entra para o ranking dos cinco maiores do mundo

Uma das carreiras que mais cresce no ambiente corporativo global é a de auditor interno, e no Brasil o fenômeno não é diferente. Em meio a escândalos de fraudes envolvendo empresas públicas e privadas, investir em especialistas em gestão e controles é cada vez mais essencial e uma tendência crescente.

Prova disso é a ampliação do número de profissionais em atuação associados ao IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, que é a principal entidade da carreira no país. De acordo com o último levantamento global do The IIA, que congrega quase duas centenas de institutos pelo mundo, estamos entre os cinco maiores do planeta. O IIABrasil surge pela primeira vez na história, em quinto lugar no ranking, com 4177 associados à frente da China (3420) e da Rússia (3377). Em quarto está a França (5077) e em primeiro lugar a África do Sul (9037), onde a maioria dos servidores públicos precisam ser, obrigatoriamente, filiados. Nesta lista não estão contemplados os números dos EUA, onde está a sede do IIA Global.

Para André Marini, diretor-presidente do IIABrasil, nunca houve na história da profissão um ambiente tão propício de oportunidades e valorização. “Essa ótima notícia é a comprovação de que as empresas brasileiras estão no caminho correto para buscar o fortalecimento de suas estruturas de auditoria interna. O mercado já percebeu que, estando em crise ou não, auditores internos são essenciais às organizações”, revela o executivo.

Carreira aquecida – Em um amplo estudo econômico do governo dos Estados Unidos, divulgando um relatório com as 10 principais profissões em ascensão no país até 2018, a auditoria interna aparece na quinta colocação no grupo Financial Examiners, sendo apontada como uma das que mais será valorizada. Atualmente estima-se que haja cerca de mais de 40 mil auditores internos exercendo a profissão no Brasil.

auditor-interno

Com informações IIA-Brasil 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s