CGU lança segunda edição do Concurso de Boas Práticas

Estão abertas as inscrições para participar da segunda edição do Concurso de Boas Práticas, organizado pela Controladoria-Geral da União com o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública.

Este ano, o Concurso traz quatro categorias: fortalecimento dos controles internos administrativos, promoção da transparência ativa e/ou passiva, aprimoramento das atividades de ouvidoria e diminuição no tempo de apuração disciplinar.

Serão premiadas as três melhores práticas em cada categoria, avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como inovação, criatividade, simplicidade, utilidade, aplicabilidade e custo-benefício, entre outros. Ainda, poderão ser concedidas menções honrosas. Cada órgão ou entidade pode inscrever até duas experiências por categoria.

A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção, em dezembro deste ano.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 15 de setembro. O regulamento, a ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site http://www.cgu.gov.br/concursoboaspraticas/.

Edição anterior – A primeira edição do Concurso de Boas Práticas, realizada em 2013, contou com duas categorias: aprimoramento dos controles internos administrativos e promoção da transparência.

Na categoria aprimoramento dos controles internos administrativos os três trabalhos vencedores foram:

Gestão de Atas de Registros de Preços
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação

Sistema de Controle de Demandas Externas
Ministério do Turismo

Sistema de Gestão de Eventos para Suprimentos
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do Ministério das Comunicações

Já na categoria promoção da transparência as boas práticas premiadas foram:

Cartão de Pagamento de Defesa Civil
Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional

Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão