Seminário do Banco Mundial discute a realidade do Controle Interno no Brasil

De 14 a 16 de maio, em Foz do Iguaçu, ocorre o seminário “O Controle Interno Governamental no Brasil – Velhos desafios, novas perspectivas”, organizado pelo Banco Mundial, com a colaboração do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (CONACI).

O seminário foi aberto pela especialista em gerenciamento financeiro, representante do Banco Mundial Maria João Kaizeler, que detalhou como surgiu a ideia e como o seminário foi estruturado. A segunda discussão foi iniciada, após a explanação do presidente do CONACI, Gustavo Ungaro, sobre a situação atual e perspectivas futuras do Controle Interno no Brasil. Ele apresentou dados de um diagnóstico realizado em 2013 sobre as estruturas brasileiras.

O terceiro debate foi o secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Agapito Teixeira, que expos alguns trabalhos e a forma de atuação da instituição nestas situações. O Auditor Interno Frederico da Luz, que representa Santa Catarina no evento, enfatizou um dos temas da palestra.

Luz discorreu sobre a importância do trabalho de convencimento sobre as autoridades em ressaltar o papel fundamental do controle interno e o resultado direto na sociedade que a correta aplicação do dinheiro público proporciona. “O trabalho nesse sentido é que a autoridade perceba que o fundamental é atender aos anseios da sociedade e se desvincular de forma inteligente das demandas políticas decorrentes do cargo”, pontuou.

O catarinense ainda ressaltou a posição de destaque que Santa Catarina está em nível nacional. No segundo dia serão demonstrados três trabalhos de referência construídos na Diretoria de Auditoria Geral (DIAG) e que já foram compartilhados para outros estados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com informações do auditor interno Frederico da Luz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s