De 14 a 16 de maio, em Foz do Iguaçu, ocorre o seminário “O Controle Interno Governamental no Brasil – Velhos desafios, novas perspectivas”, organizado pelo Banco Mundial, com a colaboração do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (CONACI).
O seminário foi aberto pela especialista em gerenciamento financeiro, representante do Banco Mundial Maria João Kaizeler, que detalhou como surgiu a ideia e como o seminário foi estruturado. A segunda discussão foi iniciada, após a explanação do presidente do CONACI, Gustavo Ungaro, sobre a situação atual e perspectivas futuras do Controle Interno no Brasil. Ele apresentou dados de um diagnóstico realizado em 2013 sobre as estruturas brasileiras.
O terceiro debate foi o secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Agapito Teixeira, que expos alguns trabalhos e a forma de atuação da instituição nestas situações. O Auditor Interno Frederico da Luz, que representa Santa Catarina no evento, enfatizou um dos temas da palestra.
Luz discorreu sobre a importância do trabalho de convencimento sobre as autoridades em ressaltar o papel fundamental do controle interno e o resultado direto na sociedade que a correta aplicação do dinheiro público proporciona. “O trabalho nesse sentido é que a autoridade perceba que o fundamental é atender aos anseios da sociedade e se desvincular de forma inteligente das demandas políticas decorrentes do cargo”, pontuou.
O catarinense ainda ressaltou a posição de destaque que Santa Catarina está em nível nacional. No segundo dia serão demonstrados três trabalhos de referência construídos na Diretoria de Auditoria Geral (DIAG) e que já foram compartilhados para outros estados.
Com informações do auditor interno Frederico da Luz