Auditoria Geral orienta o controle interno nas secretarias de Estado

Começou hoje (12) a segunda turma do curso “Procedimentos de Controle Interno no Poder Executivo de Santa Catarina”, com a capacitação dos responsáveis pelo controle interno de todas as secretarias de Estado. O evento, que ocorre de 12 a 14 de maio, na Escola Fazendária (ESFAZ), é resultado da parceira entre as diretorias de Auditoria Geral (DIAG) e de Contabilidade (DCOG), da Secretaria de Estado da Fazenda.

A Auditora Interna Magali Geovana Ramlow Campelli recebeu os participantes em nome do diretor da DIAG, Augusto Piazza. Para ela, a oportunidade é importante para trocar experiências, já que a cultura de controle interno ainda está evoluindo e ganhando forma no Estado. “Nesses dias, vamos plantar a semente para colher os frutos mais adiante”, compara.

Magali defende que um bom controle interno é aquele que tem o desempenho voltado para a prevenção e orientação. “O desafio de vocês é serem parceiros, para darem mais segurança à atuação do gestor público”, explica.

Durante o segundo e o terceiro dia, os Auditores Internos do Poder Executivo capacitarão os servidores sobre: Tomada de Contas Especial, Controle de Despesas de Custeio, Controle de Transferências, Controle de Licitações e Controle de Atos de Pessoal.

“Este curso é importante para aprimorar meus conhecimentos e minha atuação profissional”, acredita a servidora da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC), Márcia Curcio Ribeiro da Costa. Para ela, o responsável pelo controle interno ajuda a evitar que fatores negativos apareçam nos atos da administração pública. “Por isso, é necessário acompanhar a legalidade dos gastos e trabalhar com duas vertentes: economia e qualidade”, conclui.

Para atender às demandas de públicos diferentes, o cronograma segue ainda com mais uma turma neste mês: de 19 a 21 para as entidades da Administração Indireta.

Capacitação – “Este curso é um marco para o Poder Executivo de Santa Catarina, já que o Sistema de Controle Interno é recente. Acima de tudo, esta capacitação é um avanço dos núcleos técnicos da Fazenda e um modo de amparar esses servidores que estão lá na ponta”, afirma a Auditora Interna Fabiana Ribeiro Borges, que coordena o Grupo de Especialistas de Controle Interno.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s