Fazenda capacita servidores que atuam no controle interno

Preocupada em atender com mais eficiência e eficácia as demandas da sociedade, a Secretaria de Estado da Fazenda promove o curso de capacitação “Procedimentos de Controle Interno no Poder Executivo de Santa Catarina”. Organizado pelas diretorias de Contabilidade Geral (DCOG) e de Auditoria Geral (DIAG), o evento ocorre de 6 a 8 de maio, na Escola Fazendária (ESFAZ), em Florianópolis.

Durante o segundo e o terceiro dia, para esta primeira turma, os Auditores Internos do Poder Executivo capacitarão os servidores das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), de 28 regiões, sobre: tomada de contas especial, controle de despesas de custeio, controle de transferências, controle de licitações e controle de atos de pessoal.

“Esse curso é um marco para o Executivo de Santa Catarina, já que o sistema de controle interno é recente. Acima de tudo, esta capacitação é um avanço dos núcleos técnicos da Fazenda e um modo de amparar esses servidores que estão lá na ponta”, afirma a auditora interna Fabiana Ribeiro Borges, que coordena o Grupo de Especialistas de Controle Interno.

Neste sentido, a auditora interna Magali Geovana Ramlow Campelli esclarece que os gestores públicos ainda estão se acostumando com a figura do controle interno. “A DIAG entende as dificuldades que esses servidores encontram, por isso está à disposição dessas pessoas para esclarecer dúvidas e responder consultas”, pontua, ao esclarecer que o objetivo é ser “um braço estratégico de apoio”.

Para atender as demandas de públicos diferentes, o cronograma segue ainda com mais duas turmas este mês: De 12 a 14 para secretarias setoriais (administração direta) e de 19 a 21 para a administração indireta.

Controle interno – O auditor interno Cristiano Socas da Silva explica que o controle interno é uma função administrativa, que busca ajudar o gestor público a agir com legalidade e dentro da conformidade da norma. É um auxílio para que a execução seja mais eficiente e que os resultados sejam atingidos da melhor forma possível.

O controle interno está diretamente relacionado aos anseios da população, no sentido que atua para garantir a correta aplicação dos recursos públicos, que são diretamente revertidos em serviços prestados de forma mais adequada à sociedade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s