Auditor interno representa Santa Catarina no Fórum Interestadual de Regularidade

O Auditor Interno do Poder Executivo Jaime Luiz Klein, da Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), representou a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) no V Fórum Interestadual de Regularidade, que ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, em Recife (PE). O tema desta edição foi “Compartilhando experiências para avançar juntos”.

Pioneira na implantação de metodologia de controle da regularidade, a Fazenda catarinenses, já serviu de referência para outros estados e municípios, com a edição do Decreto n. 851/2007 e do Sistema SC Regularidade, que, à época, era chamado de Web Regularidade.  Com isso, o Estado de Santa Catarina conseguiu zerar o número de restrições no CAUC – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias – permitindo acessar recursos de convênios e financiamentos, inclusive os que estão viabilizando os investimentos no “Pacto por Santa Catarina”.

A abertura do evento foi realizada pelo controlador-geral do Estado de Pernambuco, Antonio André Silva Rodrigues, que enfatizou a relevância do evento para troca de informações e metodologias.  “A captação de recursos é um eixo estratégico para o Governo do Estado do Pernambuco, por isso um dos desafios da Controladoria Geral foi estruturar a área de regularidade fiscal, a partir das experiências trocadas nos fóruns, inclusive com base no modelo utilizado em Santa Catarina”, ressaltou.

No último dia, os estados de Pernambuco e do Rio Grande do Sul apresentaram as experiências de ações de controle, os sistemas informatizados e a metodologia de acompanhamento de regularidade. Ao final, foi elaborado um documento com as proposições do Fórum aos órgãos e entidades, principalmente do Governo Federal, além da definição dos assuntos para a próxima edição.

*Com informações de Jaime Klein