Observatórios Sociais de todo Brasil se encontram em Santa Catarina

Começou hoje (27), o 5º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS), em Balneário Camboriú (SC). Promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), o evento, que prossegue até sábado (29), reuniu 52 Observatórios Sociais (OS) de nove estados do País. O Sindiauditoria, apoiador da iniciativa, foi representado pelo seu diretor jurídico, Sérgio Augusto Michalczuk, e pelo Auditor Interno do Poder Executivo Jaime Luiz Klein.

Na cerimônia de abertura, o anfitrião do evento, presidente do OS de Balneário Camboriú, Antônio Cotrin, deu boas-vindas aos presentes. “Desejo que durante esse encontro possamos contribuir e adquirir novos conhecimentos”, resumiu.

Na sequência, o presidente da OSB, Ater Cristófoli, defendeu que é necessário fazer o projeto dos observatórios acontecer decididamente. “Precisamos ter foco, embasamento técnico, coragem e persistência para sermos efetivos”, enumerou. Para ele, Educação e Saúde são os principais setores que precisam ser beneficiados com a atividade dos OS.

O ENOS tem por objetivo apresentar as boas práticas dos observatórios, qualificar a metodologia de trabalho e ampliar as estratégias do controle social e da educação para a cidadania.

Termos de cooperação – O evento iniciou com a assinatura de termos de cooperação técnica com a: OAB/SC, propondo orientações jurídicas a respeito de casos mais complexos de licitações e contratos; AulaVox, para dar apoio na comunicação; e a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), para a campanha “Conselheiro Cidadão”, projeto que visa estimular a participação de cidadãos nos tribunais de contas e aumentar a transparência.

Programação – A programação seguiu com o painel sobre “Como as empresas podem prevenir a corrupção”. Em seguida, a palestra de Valtuir Pereira Nunes, diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), que falou sobre o modelo gaúcho para a organização e disponibilização dos dados das prefeituras para os cidadãos. Logo após, a apresentação do painel sobre “Merenda escolar – procedimentos para os OS”.

Finalizando as atividades do primeiro dia, ocorreu uma oficina de captação de recursos para os OS, ministrada por João Paulo Vergueiro, presidente da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Para outras informações acesse: www.enos.osbrasil.org.br